sábado, 19 de junho de 2010

Começou a 5a Cineop








Rádio Cineop


Um estúdio de rádio foi montado no belo Cine Vila Rica para saudar a abertura oficial da 5a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto.

O resultado? uma das mais belas e divertidas aberturas de todas as edições das mostras realizadas pela Universo Produção - Mostra de Tiradentes, Cineop, CineBH.

O locutor Almeida Neto - foto Netun Lima -comandou, do estúdio, todo o cerimonial, que cumpriu as funções de praxe - discurso de abertura pela Universo, apresentação de patrocinadores, parceiros e homenageados, e chamadas para os vídeos na tela.

E para isso contou com as presenças luxuosas e sapecas das cantoras Marina Machado e Celinha - foto de Netun Lima -, que entoaram Cantores do Rádio, o clássico de Lamartine Babo, e alegraram a platéia cantando/interpretando jingles que estão na memória de muito marmanjo, como o da Auris Sedina - "se a criança acordou, dorme dorme menina..."

Ao final de cada jingle, a platéia aplaudia com gosto e, provavelmente, fazia viagens de memória afetiva - eu embraquei.

Como todo programa de rádio, teve entrevistas na hora da homenagem para o Canal 100 - o mantenedor do canal, Alexandre Niemeyer; o ex-jogador do Atlético, Reinaldo; e o representante do ex-jogador do cruzeiro, Wilson Piazza. Esse último fez referência de que a platéia era formada de 80% de cruzeirenses, o que, lógico, desagradou os atleticanos e americanos presentes, que fizeram silêncio quase sepulcral.

A outra homenageada da noite, Alice Gonzaga pelos 80 anos da Cinédia, agradeceu a homenagem e disse que espera que sua filha dê continuidade aos trabalhos de restauração do acervo desse que foi o primeiro grande estudio de cinema brasileiro.

Por fim, o programa de rádio também recebeu uma cantora, Marina Bueno, que fez homenagem à Carmen Miranda - a apoteose final com chuva de papel prateado resultou em belo efeito.

Todas as palmas para essa abertura, que teve direção de Alexandre Pires Cavalcanti - o Xande.


Bonequinha de Seda


O filme de abertura, como não poderia deixar de ser, foi uma produção da Cinédia, em cópia restaurada.

Não sei dos outros, mas foi a primeira vez que assisti a esse filme dirigido por Oduvaldo Vianna e protagonizado pela atriz e cantora lírica - e depois cineasta - Gilda de Abreu.

Ainda que se alongue mais que o necessário, Bonequinha de Seda(1936) é bem bacana, em trama irônica e divertida sobre o jogo amoroso entre uma mulher pobre que se faz de rica e seduz um ricaço metido à besta.

O filme tem ainda a atriz-fetiche Déa Selva e a veterana Conchita de Moraes - em breve farei comentários sobre o filme.

Bonequinha de Seda abriu em grande estilo a série de clássicos em cópias restauradas da Cinédia.

Ainda serão exibidos Mulher (1931), de Octávio Gabus Mendes, Alô Alô, Carnaval (1936), de Adhemar Gonzaga, Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro, e Lábios Sem Beijos (1930), de Mauro.

Ou seja, oportunidade rara de assistir todos esses filmes em tela grande e paraíso para qualquer pesquisador e cinéfilo.


*******

A 5a Cineop só começou.
A programação é extensa, gratuita e vai até o dia 22 de junho.
Veja site da Cineop

2 comentários:

  1. Pek,

    Que vontade de estar em Ouro Preto, acompanhando tudo de perto, como vc. Os filmes restaurados da Cinédia tem previsão de lançamento em dvd?

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Noel,
    Está mesmo ótimo por aqui - e bem frrrrrio.
    Eles avisaram por aqui que os filmes serão lançados sim, em DVD e Blue ray.
    Bjs

    ResponderExcluir