domingo, 30 de janeiro de 2011

38 mil pessoas na 14ª mostra de cinema de tiradentes


Com o anúncio de um público de cerca de 38 mil pessoas e os vencedores nas diversas categorias contempladas dessa 14ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes encerrou ontem suas atividades, que teve como tema Inquietações Políticas .

Os Residentes (MG), de Tiago Machado, foi o grande vencedor do Prêmio Aurora, eleito pelo Júri Jovem e pelo Júri da Crítica.

Esse mesmo Júri da Crítica elegeu o curta Vó Maria (PR), de Tomás Von der Osten, como o melhor da edição.

Já o Júri Popular fez vencedores o curta Traz Outro Amigo Também (RS), de Frederico Cabral, e o longa Solidão e Fé (SP), de Tatiana Lohmann.

Traz Outro Amigo Também foi também vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil.


************************************************

Balanço oficial

Segundo release de balanço da Mostra, essa 14ª edição apresentou o seguinte panorama em números:


"Além do público presente nas sessões, a Mostra Tiradentes certificou 322 alunos nas 12 oficinas oferecidas entes ano, também de maneira gratuita, além de receber mais de 100 profissionais no seminário Diálogos do Audiovisual, que promoveu 12 debates Encontro com a Crítica, Diretor e Público e 5 debates temáticos. Ao todo, foram mais de 700 convidados entre realizadores, pesquisadores, críticos, produtores e imprensa.

O evento também mexe com a economia local. Além das 138 pessoas na equipe de trabalho, foram contratadas mais de 200 empresas para a realização do evento e credenciadas 26 pousadas e 11 restaurantes da cidade."


***********************************

No último diada Mostra de Tiradentes, foram exibidos no Cine-Tenda dois filmes mineiros de destaque:

- Ex Isto, de Cao Guimarães
- O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges

*****************************************
Ex Isto

Ex Isto, de Cao Guimarães, coloca João Miguel como um Rene Descartes que teria vindo ao Brasil na companhia de Mauricio de Nassau. Essa hipótese está no livro Catatau, de Paulo Leminski, que foi livremente inspirado pelo cineasta.

O experimentalismo característico do mineiro Cao Guimarães, diretor de filmes como A Alma do Osso e O Andarilho, encontra aqui momento ápice.

Ex Isto é absolutamente sedutor, com estética deslumbrante a serviço de um cineasta de talento, que desenha o mostrado em linhas de inteligência, ousadia e beleza.

E para isso, valeu-se de João Miguel, um dos maiores atores de sua geração, que aqui se entrega totalmente ao personagem - a interação coom pessoas reais em uma praça em Recife, onde dança ritmo local, e a nudez frontal na praia em meio a muita areia e esgares são alguns desses momentos luminosos do filme.

Em breve, comentários sobre o filme aqui no Insensatez.

************************************

O Céu Sobre os Ombros

Grande Vencedor do último Festival de Brasília - Melhor Filme; Direção; Roteiro; Montagem; Prêmio Especial do Júri - O Céu Sobre os Ombros é daqueles filmes aparentemente pequenos, mas cuja impressão simples desaparece quanto mais pensamos sobre ele.

Ao trazer para a tela seus personagens e avançar sobre o clichê que acabaria por embaça-los, o filme cresce a nossa frente e nos faz um tanto íntimo deles.

Daí, vemos que uma transsexual que se prostitui em ruas escuras, um integrante da temida torcida Galoucura do Atlético, e um escritor outsider da noite urbana são muito mais do que qualquer categorização imediata faz supor.

O Céu Sobre os Ombros é filme que busca na sutileza pintar e falar de um complexo painel da natureza humana.

Em breve, comentários sobre o filme aqui no Insensatez.

*******************************************

Eu e Meu Guarda-Chuva

Antes desses filme da noite, foi a vez de conferir na Mostrinha de Cinema, dedicada às crianças - que lotam a sala do Cine-Tenda ao lado de seus pais e acompanhantes - a exibição de Eu e Meu Guarda-Chuva, de Toni Vanzolini.

Baseado na obra homônima do Titã Branco Melo, Hugo Possolo e Ciro Pessoa, o filme coloca três amigos, um dia antes de começar as aulas em uma nova escola, em uma aventura cheia de correrias, sustos, e um certo terror provocado por um professor já morto - o terrível Barão - que sai do quadro para persegui-los.

Ainda que tenha fragilidade no ator-mirim protagonista e o uso excessivo de música em algumas cenas, Eu Meu Guarda-Chuva é produção saborosa para o público infantil - anos-luz dos projetos de consumo imediato de praxe para as crianças.

E, o melhor, também seduz os adultos.

Em breve, comentário sobre o filme aqui no Insensatez.

***********************************

Nesse último dia, oportunidade também para colher material para o site Mulheres do Cinema Brasileiro: entrevista com a produtora Leticia Friedrich.


*************************************

Foto:
- Solenidade de encerramento
Crédito: Pedro Silveira
**************************************

Mais informações: