sábado, 22 de agosto de 2009

serie deusas (72)


Angela Molina.




Nu!!!

adorável e inesquecível dama


Como já registei aqui, a Zingu! de agosto faz, além do dossiê do João Silverio Trevisan, um vôo sobre a os filmes adaptados da obra de Nelson Rodrigues.

Foi interessante ler as resenhas/críticas, mas ao contrário do nosso editor, Gabriel Carneiro, eu

ADORO

A Dama do Lotação (1982), de Neville D´Almeida..

Para mim um dos mais deliciosos e inesquecíveis entre tantos outros filmes inesquecíveis da década de 80.

serie grandes cineastas (8)


J. B. Tanko.




Patrimônio nacional.

longas brasileiros em 2009 (25)


Longas brasileiros assistidos ou revistos em 2009 no cinema, em DVD e na televisão.

161 - Minas, Texas (1989), de Carlos Alberto Prates Correia *****

162 - O Rei da Noite (Foto - 1975), de Hector Babenco *****

163 - Pixote, A Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco *****

164 - O Beijo da Mulher Aranha (1985), de Hector Babenco ****

165 - Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia (1977), de Hector Babenco ***

166 - Pixote In Memoriam (2006), de Felipe Briso e Gilberto Topczewski ***

167 - Coração Vagabundo (2008), de Fernando Groinsten Andrade **

168 - As Cangaceiras Eróticas (1974), de Roberto Mauro **

169 - Pequenas Histórias (2007), de Helvécio Ratton *

170 - Caçadas Eróticas (1984)
A Espiã Portuguesa, episódio de David Cardoso *
O Dia da Caça, episódio de Claudio Portioli *
Os Punks, episódio de David Cardoso **


Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

serie grandes damas da tv (18)


Renata Sorrah.





Salve Salve!

nu!!!


Edward Norton.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

corpo para quem?


Uma noite dessas fui assistir aos resultados de trabalhos de alunos em formação, e constatei o quanto o público vibrou com duas coreografias que foram apresentadas.

Tirando o fato de que havia, provavelmente, muitos familiares, amigos e colegas na platéia, os números eram bonitinhos mesmo e a ovação foi sincera.

Daí que vendo agora os preços da temporada do Grupo Corpo em BH - 60 reais a inteira, fiquei imaginando o quanto a maioria esmagadora da população realmente não tem acesso ao de melhor que é feito nesse país.

Aliás, 60 reais virou parâmetro em BH para tudo, desde balé a show de Ney Matogrosso e afins - e sei que em outras é mais caro ainda. Para a classe média alta pode não ser caro, mas para a maioria...

O Grupo Corpo é deslumbrante, e há anos vejos todos os seus balés. Mas perdi o último e vou perder esse de agora também, porque sem carteira de estudante, não rola de pagar esse preço.

Se aquele público aplaudiu com vontade os alunos, fico imaginando o deslumbre que seria para muitas daquelas pessoas assistirem uma maravilha como é o Corpo.

Mas como quase tudo nesse país, grandes acontecimentos culturais continua sendo mesmo só para poucos.

Um crime, já que TODOS esses grandes acontecimentos culturais são feitos com dinheiro público de TODOS e não de poucos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

serie deusas (71)


Gena Rowlands.





Nu!!!

pixote


Começou ontem a retrospectiva de Hector Babenco no Canal Brasil.

Não preciso dizer que garanti meu lugar em frente à TV e assisti Pixote - A Lei do Mais Fraco, e depois o documentário Pixote In Memorian, de Felipe Briso e Gilberto Topczewski.

Maravilhosa essa retrospectica, pois só tinha visto Pixote quando lançado na época nos cinemas, e depois em um cópia VHS escura e sem muita qualidade.

A exibida ontem, por ser restaurada, está perfeita, e mais uma vez Pixote, A Lei do Mais Fraco se confirma como um dos filmes mais impactantes da década de 80 e de todo o cinema brasileiro.

O elenco todo está excepcional, e deu saudades ver Ariclê Perez bela e com o talento de sempre, como a professora da Febem que alfabetiza Pixote.

De Fernando Ramos da Silva então nem se fala, com sua cara trágica em misto de inocência e alta dose de tristeza.

E Marília Pêra está mesmo sensacional, fazendo tudo que pode com o talento arrebatador que possui.

A poderosa crítica americana Pauline Kael escreveu sobre esse trabalho de Marília, que foi premiado pelos críticos de Nova York:

"Marília Pêra tem uma presença que lembra a de Anna Magnani - horripilante e sensacional. A paixão que ela exibe elimina os garotos não-atores da tela. É a prostituta gerada pelas fantasias masculinas mais tenebrosas, e nas suas cenas o filme atinge um esplendor de brilhante crueza."

Só não concordo com a colocação de que ela elimina os garotos porque acho que eles estão bem e batem bola direitinho com Marília. Mas que a interpretação da atriz é antológica, isso é.

Já do documentário gostei bastante, ainda que a montagem seja um pouco maniqueísta. Mas me interessei por rever os garotos agora crescidos, e por muitas falas dos entrevistados.

Nunca achei que a tragédia de Fernando Ramos da Silva fosse culpa de Babenco, como a mídia da época ressaltou tanto. Mas a montagem, e, sobretudo, as falas finais, pesam a mão ao querer colocar em evidência essa não-culpa de Babenco nessa trajetória com desfecho trágico de seu ator protagonista.

E também acho que a culpa não é do Fernando, como essa montagem final deixa nas entrelinhas, algo que me incomodou e achei simplório -como na fala de Marília Pêra que diz que a vida de ator é difícil.

Ok, mas aqui o buraco é bem mais embaixo.

Estamos falando de um menino que não era ator e de tudo que essa exposição, fatalmente, repercutiu em sua vida particular.

serie grandes cineastas (7)


Nelson Pereira dos Santos.





Patrimônio nacional.

na sala escura com dois mestres e uma deusa



Ontem foi dia de prestigiar o cinema estrangeiro e fazer algo que não fazia há muito tempo, que é emendar um filme no outro em cinema.

Mas a dobradinha era realmente sedutora:

- Sombras, de John Cassavetes;
- Ascensor para o Cadafalso, de Louis Malle.

Nunca tinha visto esse primeiro filme de Cassavetes, mas nem preciso dizer que adorei. É um banho de cinema, com atores e personagens não menos sedutores.

Já Ascensor eu conhecia, mas foi ótimo rever, pois já tinha me esquecido de várias cenas. Menos, claro, do deslumbre que é Jeanne Moreau - que aliás, anda tanto como em A Noite, de Antonioni.

E vamos combinar que ninguém caminha como Jeanne Moreau, e ninguém tem aquela dicção e forma incríveis de dizer um texto.

Uma deusa.
Das maiores que o cinema já revelou para o mundo.

serie grandes damas da tv (17)


Renée de Vielmond.





Salve Salve!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

zingu! de agosto no ar















A Zingu! de agosto está no ar, e, mais uma vez, está um arraso.

O dossiê do mês é do incrível João Silvério Trevisan, escritor, cineasta e um dos mais importantes pensadores da cena brasileira.

O editor Gabriel Carneiro fez longa entrevista com o mestre, que fala de sua vida, seus filmes (diretor e roteirista), o Cinema Marginal, a Boca do Lixo, seus livros, o teatro e muito mais.

Tem também ótimas resenhas e críticas de sua obra, como a de Sérgio Andrade que visita o deslumbrante A Mulher que Inventou o Amor, com roteiro de Trevisan e direção de Jean Garret.
Realmente uma preciosidade.

E em dobradinha genial, a Zingu! também lança um olhar amplo sobre o cinema de Nelson Rodrigues, com texto introdutório da adorável Andrea Ormond e resenhas dos craques da revista Filipe Chamy, Gabriel Carneiro, Vlademir Lazo Correa, João Pires Neto, Madson Hudson Moraes, e um convidado muito especial: Nísio Teixeira, da Filmes Polvo.

O acontecimento em São Paulo, Medos Privados em Lugares Públicos, de Alain Resnais - filme amado pelo amigo e também craque da revista Sérgio Andrade - é também contemplado nessa edição em três olhares - Andrade, Chamy e Julio Simões.

E o tem olhar particularíssimo de Marcelo Carrard, coluna do Biáfora, lançamentos em DVD, musas como Naomi Wats - em texto delicioso de Ailton Monteiro, e Julia Feldens no olhar poético do Diniz.

Na minha coluna, Inventário Grandes Musas da Boca, chegou a hora e vez da veterana Silvana Lopes, presença maravilhosa em filmes de mestres como Clery Cunha e Jean Garret.

Aliás, tem belíssimo depoimento de Clery Cunha para a atriz, presença marcante em seus filmes Pensionato de Mulheres e Eu Faço... Elas Sentem.

Ótima leitura

domingo, 16 de agosto de 2009

serie grandes cineastas (6)


Antonio Calmon.



Patrimônio nacional.