
Assisti, enfim, a série As Mulheres no Cinema Brasileiro, dirigida por Sonia Nercessian e narrada por Norma Bengell, uma das produtoras e também creditada como "idéia original" (????????????).
Tenho ódio mortal por Norma Bengell - ainda que a reconheça como uma das dez atrizes mais importantes do cinema brasileiro.
A série é bem produzida, mas é impressionante como, mais uma vez, as mulheres do cinema nacional da década de 70 são maltratadas.
Ainda que cometa erros como minimizar a importância de Cleo de Verberena; sequer citar o pioneirismo das cineastas Maria Basaglia e Zélia Costa; ignorar Renata Fronzi, Inalda de Carvalho, Vera Regina, Consuelo Leandro e Heloisa Helena nas chanchadas; e insistir em chamar Eliane Lage de Eliane, o que mais me chocou foi a invisibilidade para as musas dos anos 70, sobretudo as deusas da Boca do Lixo.
Helena Ramos e Rossana Ghessa são citadas rapidamente.
Será que elas não sabem que Helena Ramos (foto) é uma das outras nove atrizes mais importantes do cinema brasileiro?
E para elas não existem:
- Matilde Mastrangi, Monique Lafond, Nicole Puzzi, Patricia Scalvi, Sandra Bréa, Zilda Mayo, Selma Egrei, Aldine Muller, Sandra Barsotti, Adele Fátima, Alvamar Taddei, Kate Lyra, Alba Valério, Marlene França, Claudette Joubert, Meire Vieira, Elisabeth Hartman, Wilza Carla, Maria Lucia Dhal, Maria Rosa, Kate Hansen, Dilma Lóes, Misaki Tanaka, Zaira Bueno, Marta Anderson, Neide Ribeiro, Vanessa Alves, Simone Carvalho, Nadia Lippi, Silvana Lopes, Arlete Moreira, Vera Gimenez...
... e tantas outras...
Como também não há recohecimento para o tamanho de Lucélia Santos no nosso cinema.
Enfim...
Triste.
E obsceno!