sexta-feira, 18 de junho de 2010

80 anos da Cinédia na 5a Cineop


Alô Alô Carnaval! (1936), de Ademar Gonzaga.

Esse é um dos clássicos que terei/teremos a oportunidade de assistir em tela grande a partir de hoje, todos em cópias restauradas.

É que estarei em Ouro Preto mais uma vez para cobrir a 5a Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto, da Universo Produção, que começou seu clico de oficinas ontem mas que tem abertura oficial hoje à noite com a exibição de Bonequinha de Seda (1936), de Oduvaldo Viana.

Todos esses clásssicos - tem também Lábios Sem Beijos (1930), de Humberto Mauro, Mulher (1931), de Octávio Gabus Mendes, e Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro - serão exibidos no belo Cine Vila Rica e integram a homenagem que a Cineop vai fazer aos 80 anos da Cinédia.

A grande Alice Gonzaga, que está à frente da Cinédia e é filha de Adhemar Gonzaga, jornalista, produtor, cineasta e fundador do estúdio, estará presente para receber a homenagem.

(em 2008 fiz entrevista com Alice Gonzaga para o meu site Mulheres do Cinema Brasileiro - aqui)

A Cineop, que tem como foco a preservação e a memória do cinema brasileiro, entra também no clima de Copa do Mundo e homenageia o Cana 100, com exibições e atrações sobre futebol.

Até o dia 22 de junho, a 5a Cineop vai exibir 65 filmes - 15 longas, 7 médias e 43 curtas, além de promover mesas-redondas, debates, oficinas, shows, cortejo e também exposição, com toda a programação gratuita.

Tem também filmes inéditos no circuito comercial, como Uma Noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra, As Cartas Psicografadas de Chico Xavier, de Christiana Grumbach.

Fiz matéria no site Mulheres do Cinema Brasileiro registrando a quinta edição da Cineop e também a presença das mulheres na mostra.

Darei notícias por aqui no Insensatez e depois publicarei entrevistas no Mulheres do Cinema Brasileiro.

4 comentários: