Filmes brasileiros assistidos ou revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)
139 - Modelo 19 - O Amanhã Será Melhor (1952), de Armando Couto ***
Todas as noites a novela das nove da Globo Passione mostra personagens que vivem na Itália e, sabe-se lá porque, comunicam-se numa língua que mistura italiano e português. Morassem na Mooca, em São Paulo, poderia fazer sentido. Mas lá... Melhor fez Armando Couto há muitas décadas com esse Modelo 19 em que um grupo de imigrantes europeus chega ao Brasil fugindo da Segunda Grande Guerra, com todos os integrantes, absolutamente todos, falando o português como se aqui tivessem nascido e sem sotaque algum - e olha que o grupo é formado por italiano, austríaco, francesa e polonês. Esse detalhe gera graça, pois os imigrantes se conheceram no navio e tornaram-se amigos inseparáveis no Brasil, onde moram juntos, procuram trabalho juntos e se divertem juntos. O que a gente fica pensando cá com nossos botões é como nasceu essa amizade se cada um fala uma língua? Licença poética, com certeza, e muito mais funcional para contar a história do que os contorcionismos linguísticos que os tais personagens da novela cometem todo dia. Primeira produção de Mário Civelli encampada pela Multifilmes, produtora paulista formada em 1952 e que seguia o rastro da Vera Cruz e da Maristela, mas com direção bem diversa: produzir filmes de baixo orçamento. Ainda que Civelli, que vinha da Maristela e era o produtor geral, nem sempre conseguiu cumprir à risca o tratado. O título Modelo 19 refere-se a como era conhecido o Registro Nacional de Estrangeiros, documento de identidade para imigrantes com residência temporária ou fixa no país. Foi o primeiro título do filme, porque depois foi relançado como O Amanhã Será Melhor e com o subtítulo de A Ponte da Esperança. Na trama, o italiano Luigi Picchi, o polonês Miro Cerni, o austríaco Jaime Barcellos, a francesa Ilka Soares - mais José Mauro de Vasconcelos, o marido pilantra - desembarcam no Brasil em busca de dias melhores. Aqui, encontram o típico brasileiro dos jeitinhos Waldemar Seyssel - (o Arrelia) - que vai, de certa forma, adotá-los. O que parecia ser em principio a terra prometida de oportunidades vai se revelando aos poucos como pátria-mãe difícil de ser conquistada e vai cobrar de cada um deles o seu quinhão de sacrifício. Com um pé no melodrama, Modelo 19 tem roteiro do GRANDE Millôr Fernandes, que assina com o curioso pseudônimo de Vão Gogo, cujo argumento foi baseado na novela Oggi Il Cielo é Azurro, de Ugo Chiarelli. Belamente fotografado por Jacques Deheinzelin, o filme poderia ser tranquilamente uma produção da Vera Cruz, pois tem apuro técnico e estética clássica como os daquele estúdio, além da história ser a cara da ficha técnica européia de imigrantes do mais importante estudio paulista da época. Detentor de prêmios importantes, como o Saci de Melhor Ator Secundário para José Mauro de Vasconcelos, e o Governador do Estado de São Paulo de Melhor Ator para Luigi Picchi, Modelo 19 fracassou nas bilheterias. Um dos destaques é Ilka Soares, ótima atriz e mais linda do que nunca como a francesa Helen por quem o italiano Giovani de Luigi Picchi cai de amores., e nós da platéia também.
Cotações:
+ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo
(em 2009 - 315 filmes)
139 - Modelo 19 - O Amanhã Será Melhor (1952), de Armando Couto ***
Todas as noites a novela das nove da Globo Passione mostra personagens que vivem na Itália e, sabe-se lá porque, comunicam-se numa língua que mistura italiano e português. Morassem na Mooca, em São Paulo, poderia fazer sentido. Mas lá... Melhor fez Armando Couto há muitas décadas com esse Modelo 19 em que um grupo de imigrantes europeus chega ao Brasil fugindo da Segunda Grande Guerra, com todos os integrantes, absolutamente todos, falando o português como se aqui tivessem nascido e sem sotaque algum - e olha que o grupo é formado por italiano, austríaco, francesa e polonês. Esse detalhe gera graça, pois os imigrantes se conheceram no navio e tornaram-se amigos inseparáveis no Brasil, onde moram juntos, procuram trabalho juntos e se divertem juntos. O que a gente fica pensando cá com nossos botões é como nasceu essa amizade se cada um fala uma língua? Licença poética, com certeza, e muito mais funcional para contar a história do que os contorcionismos linguísticos que os tais personagens da novela cometem todo dia. Primeira produção de Mário Civelli encampada pela Multifilmes, produtora paulista formada em 1952 e que seguia o rastro da Vera Cruz e da Maristela, mas com direção bem diversa: produzir filmes de baixo orçamento. Ainda que Civelli, que vinha da Maristela e era o produtor geral, nem sempre conseguiu cumprir à risca o tratado. O título Modelo 19 refere-se a como era conhecido o Registro Nacional de Estrangeiros, documento de identidade para imigrantes com residência temporária ou fixa no país. Foi o primeiro título do filme, porque depois foi relançado como O Amanhã Será Melhor e com o subtítulo de A Ponte da Esperança. Na trama, o italiano Luigi Picchi, o polonês Miro Cerni, o austríaco Jaime Barcellos, a francesa Ilka Soares - mais José Mauro de Vasconcelos, o marido pilantra - desembarcam no Brasil em busca de dias melhores. Aqui, encontram o típico brasileiro dos jeitinhos Waldemar Seyssel - (o Arrelia) - que vai, de certa forma, adotá-los. O que parecia ser em principio a terra prometida de oportunidades vai se revelando aos poucos como pátria-mãe difícil de ser conquistada e vai cobrar de cada um deles o seu quinhão de sacrifício. Com um pé no melodrama, Modelo 19 tem roteiro do GRANDE Millôr Fernandes, que assina com o curioso pseudônimo de Vão Gogo, cujo argumento foi baseado na novela Oggi Il Cielo é Azurro, de Ugo Chiarelli. Belamente fotografado por Jacques Deheinzelin, o filme poderia ser tranquilamente uma produção da Vera Cruz, pois tem apuro técnico e estética clássica como os daquele estúdio, além da história ser a cara da ficha técnica européia de imigrantes do mais importante estudio paulista da época. Detentor de prêmios importantes, como o Saci de Melhor Ator Secundário para José Mauro de Vasconcelos, e o Governador do Estado de São Paulo de Melhor Ator para Luigi Picchi, Modelo 19 fracassou nas bilheterias. Um dos destaques é Ilka Soares, ótima atriz e mais linda do que nunca como a francesa Helen por quem o italiano Giovani de Luigi Picchi cai de amores., e nós da platéia também.
Cotações:
+ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo
não sei qual opção é mais complicada: a somente da língua pátria ou a da torre de babel. rsrsrs... é um recurso da novela, sendo que não entenderíamos o italiano falado completamente. e se fosse só português, também ficaria estranho. daí optam por misturar e fica até engraçado, porque quando falam português perdem o sotaque italiano e vice-versa, numa mesma frase. rsrsrs...
ResponderExcluirRita,
ResponderExcluirAcho que eles deveriam falar o português mesmo, ficaria, pelo menos, mais intelingível. A Glória Perez faz isso, com indianos, árabes e o cambau a quatro todo falando português em seus países de origem, e incluindo expressões da língua aqui e acolá. Que sentido faz nessa Passione eles falarem daquele jeito se estão na Itália, me diz. Fosse no Brasil tudo bem, mas lá???
Bjs
é estranho mesmo. não faz sentido. nos eua, o filme pode ser sobre che guevara, argentino, mas a língua falada na fita é o inglês. e pronto!
ResponderExcluirPois é Rita, coisas de Silvio de Abreu - que aliás, dos vivos, ele e Gilberto braga são os meus prediletos.
ResponderExcluirBjs