quarta-feira, 7 de julho de 2010

longas brasileiros em 2010 (154)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

154 - Tenda dos Milagres (1977), de Nelson Pereira dos Santos **1/2

O cinema de Nelson Pereira dos Santos está intimamente ligado à alta literatura brasileira - Graciliano Ramos, Machado de Assis, Jorge Amado, João Guimarães Rosa. Mas se com Graciliano atinge a genialidade - Vidas Secas (1963), e Memórias do Cárcere (1984), com os demais alcança resultados grandes ou pequenos, mas nunca no patamar de suas adaptações do escritor alagoano. Como nesse Tenda dos Milagres, adaptado de romance homônimo de Jorge Amado, o autor mais presente no imaginário popular brasileiro. Tenda dos Milagres é um filme desconcertante, tem alma de negritude, que exala em cada fotograma - fotografia do GRANDE Hélio Silva - mas é um tanto atravancado em sua narrativa. Paradoxalmente, isso dá até um certo charme involuntário ao filme, mas ainda assim não deixa de causar estranhamento, já que Jorge Amado é o mestre da narrativa - e aqui ainda participa da produção na adaptação e nos diálogos ao lado de Santos. As duas ações presentes na narrativa não funcionam muito bem na tela, principalmente com o decorrer da história. De um lado temos Pedro Archanjo - Jards Macalé na juventude e Juarez Paraíso na maturidade, bedel de uma faculdade de medicina que horroriza a comunidade acadêmica no início do século XX com sua defesa da mestiçagem como caminho inexorável do Brasil. De outro temos, em tempo atual, a chegada de um antropólogo americano e prêmio Nobel á Bahia, esnobando os intelectuais e proclamando que quer, antes de tudo, conhecer a terra de Pedro Archanjo, trocando os salões pelos terreiros de candomblé. Essa atitude faz estremecer a corte e a imprensa, que correm contra o tempo para procurar saber quem foi Archanjo. Entre eles, um poeta - Hugo Carvana, que está fazendo um filme sobre o ilustre personagem, uma socióloga - Anecy Rocha, e uma aspirante à atriz - Sônia Dias; é curioso e inesperado o cartaz de Amadas e Violentadas (1976), o belo filme de Jean Garret com David Cardoso, exposto na parede da casa onde Carvana está montando seu filme. O universo do candomblé, da capoeira, do samba de roda, e outros elementos da cultura negra são trazidos à boca de cena por Nelson Pereira dos Santos, nesse filme que inaugura uma fase de cinema popular em sua trajetória - O Amuleto de Ogum (1974), Estrada da Vida (1979/81), depois da fase experimental e de Paraty - Fome de Amor (1968), Azyllo Muito Louco (1969/71), Quem É Beta? (1972/73). Nelson focaliza esse universo da cultura negra com respeito, apreço e afeto, de uma forma nem sempre muito vista em outros filmes que abordam o tema e que, muitas vezes, adotam uma estética exótica e estrangeira demais. Mas nessa fase de Nelson, os melhores resultados estão, sobretudo, em O Amuleto de Ogum. Tenda dos Milagres recebeu vários prêmios - Air France de Melhor Filme; Melhor Filme, Diretor, Atriz Coadjuvante (Sônia Dias), e Melhor Trilha Sonora (Jards Macalé e Gilberto Gil) no X Festival de Brasília. Destaque para a abertura ao som da belíssima, contagiante e apropriadíssima canção de Gilberto Gil, Babá Alapalá.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

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