terça-feira, 24 de agosto de 2010

longas brasileiros em 2010 (194)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

194 - As Amantes de um Homem Proibido (1982), de José Miziara ***

Nuno Leal Mais é o tal homem proibido, e Márcia Maria, Liza Vieira, Regina Tonini e Dirvana Brandão as tais amantes, nesse drama policial de José Miziara. E Nuno é proibido porque fugitivo da polícia depois de sumir de São Paulo com mala de dinheiro roubado de banco e onde matou dois comparsas, inclusive a mulher bandida que amava e que foi usada como escudo. Ele vai parar em Campestre, cidade do interior de Minas Gerais, onde se emprega como caseiro na casa de Márcia, e de quem vira amante. Enquanto o cerco da polícia vai se fechando, ele se envolve ainda com uma prostituta e uma jovem arredia. E há ainda José Miziara como um perigoso cafetão de olho na fortuna do rapaz e que fará de tudo para botar a mão na bolada. Além da direção, Miziara também assina o argumento e roteiro do filme, e é nos diálogos de Márcia Maria, a esposa solitária que vive em casa afastada no campo e é visitada pelo marido só nos finais de semana, que encontra-se alguns senões, sobretudo nas suas cenas amorosas com Nuno. Mas o cineasta tem domínio de direção, e mesmo na composição dos personagens consegue bons resultados, que funciona bem pela ótima escalação do elenco. Liza Vieira se sobressai fazendo um tipo quase selvagem e que vive sendo assediada pelo pai bêbado. Regina Tonini também está muito bem com sua petulância um tanto divertida. Já Márcia Maria, a protagonista feminina, tem personagem bem delineada e com forte carga de dramaticidade - ela voltaria a ter outro personagem de destaque com o diretor em As Intimidades de Analu e Fernanda (1980). O cinema de José Miziara sempre reserva personagens importantes para as mulheres, que não estão ali apenas para tirar a roupa, mas têm função central em muitas de suas tramas - Nádia Lippi no episódio O Furo, de Ninguém Segura Essas Mulheres (1976), Rosemmary e Sílvia Salgado em Meus Homens, Meus Amores (1978), Wanda Stefânia em Mulheres do Cais (1979), Helena Ramos e Márcia Maria em As Intimidades de Analu e Fernanda (1980), e Matilde Mastrangi em Pecado Horizontal (1982) são alguns exemplos dessas personagens com presença destacada. Nesse As Amantes de um Homem Proibido não é diferente, e Nuno vai aprender à força que, ao contrário do que sua imagem viril possa sugerir, o poder pode estar realmente é com a mulher.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

4 comentários:

  1. Como minha experiência com o cinema de Miziara é só com dois pornôs (hehehe), qualquer dia eu mato a curiosidade de ver um filme "normal" dele. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha.
    Esse eu só já publiquei aqui porque não sou quem vai escrever para a revista sobre ele. Os que farei para a revista vou deixar só para lá, quando da publicação.
    Abração

    ResponderExcluir