terça-feira, 27 de julho de 2010

longas brasileiros em 2010 (171)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

171 - Mônica e a Sereia do Rio (1987), de Maurício de Sousa **
direção das cenas ao vivo de Walter Hugo Khouri

Tem algumas junções que parecem mesmo improváveis. Como esse encontro entre o mestre da animação Maurício de Sousa e o mestre do cinema existencial Walter Hugo Khouri em Mônica e a Sereia do Rio. Khouri dirigiu as cenas ao vivo com a cantora e compositora Tetê Espíndola, aqui também se fazendo de atriz. Essas cenas foram filmadas na Pousada das Águas Quentes, em Goiás, e tem fotografia de Antonio Meliande. No filme, Mônica caminha pela cidade até que se vê em espaço totalmente em branco e se desespera, afinal se não há traçado nem ela tampouco poderá existir. É aí que o pincel desenha uma porta à sua frente, ela abre, mas fica sem coragem de entrar -ao contrário da Alice de Lewis Carrol, ela ja tem seu coelho, o qual comanda com rédea curta, daí o mundo mágico que a espera pode não ser tão tentador assim. Um providencial pontapé a jogará em uma floresta, onde encontra Tetê, uma fada, que lhe avisa que lá pode-se ser o que quiser. As duas fazem um trato, Tetê canta e Mônica conta histórias. Daí, acompanhamos quatro histórinhas - A Gruta do Diabo, Jacaré de Estimação, O Tocador de Sinos e a Sereia do Rio - entremeadas pelo canto da habitante da floresta que se transmuta em personagens como arara, onça e uma sereia. Esse formato adotado pelo filme não funciona muito bem. As cenas com Tetê Espíndola são curiosas, mas as músicas que canta não são das mais inspiradas, daí toda aquela empolgação ou embevecimento que Mônica demonstra ao ouvi-las não convencem muito. No início, quando a floresta aparece um pouco em névoa, a atmosfera faz a gente pensar imediatamente "está aí o Khouri", só que logo depois a gente fica procurando por ele o tempo inteiro, mas em vão. Nem as coreografias são inspiradas e a presença de algumas crianças também não ajudam muito. Já as animações também são irregulares. Jacaré de Estimação e Tocador de Sinos, a primeira protagonizada por Cebolinha e a segunda por ele e por Cascão são adoráveis e as melhores. Já A Gruta do Diabo, com Cebolinha e Cascão, e A Sereia do Rio, com Mônica e Cebolinha são fracas - aliás, Cebolinha parece mais protagonista que a famosa dentuça. Mônica e a Sereia do Rio é filme curioso, mas só.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

11 comentários:

  1. Preciso (re) assistir esse filme, pois confesso que sou muito apaixonada por esse filme. Porem nunca assistir com um olhar mais analítico apenas como (criança) que é apaixonada pela Turma da Mônica.

    Mas, gostei muito do que você escreveu.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei meio bizarro ver o nome do Khouri associado a uma animação da Turma da Mônica. Onde vc conseguiu cópia, Adilson?

    ResponderExcluir
  3. Carlinda,
    Também sou fã da Turma da Mônica, e gostei muito dos dois episódios que citei. Mas os outros dois e a ligação com as cenas ao vivo achei assim assim.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Ailton,
    Comprei aqui
    http://filmesbrasileiros.no.comunidades.net/

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Pek,

    Não sabia da existência deste filme. Vou checar o link que você informou para o ailton.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Noel,
    Acho que esse filme ainda não saiu em DVD. Acredito que essa cópia que comprei seja cópia de VHS.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adoro! O filme tem mais de 20 anos. Realmente, desconheço em DVD. Tem no youtube em 6 partes: http://www.youtube.com/watch?v=ppxcCzuW59g

    ResponderExcluir
  8. Elenice,
    Levando-se em conta as décadas de produção, realmente é importante sobretudo pela técnica utilizada. E, claro, que percebo isso.
    Mas quanto ao filme em si, o que acho está escrito no texto.
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Esse filme foi lançado em DVD sim, mas como a maioria dos filmes da TURMA DA MÔNICA lançado nos anos 80 foram todos rebublados e adicinadas outras trilhas sonoras. No DVD todas as cenas com a Tête Espíndola foram cortadas! Vergonhoso a mutilação de filmes para não se pagar direitos autorais para músicos, atores e etc. A única versão completa do filme foi lançada apenas em VHS!

    ResponderExcluir
  10. PS: Adoro as músicas! Tetê cantando "coração doidinho" no início do filme é impagável!

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, anda sumido.
    Um absurdo mesmo esse dilaceramento, seja por que motivo for.
    Como disse no texto, acho o filme curioso, sobretudo por causa dessa participação da Tetê, ainda que não ache que funcione muito organicamente.
    Em primeira audição não curti muuito as músicas não, algumas sim outras não.
    Sugestionado por tantos comentário, vou rever esse filme para ver se minha impressão primeira mude.
    Um abraço.

    ResponderExcluir