quinta-feira, 13 de agosto de 2009

simone na veia


Como se sabe, Simone vem aí de disco novo e pela Biscoito Fino, de Kati Almeida e Olívia Hime - Na Veia.

O repertório parece ser bom, tem inéditas de Marina Lima, Adriano Calcanhoto e Erasmos Carlos, e supreendente regravação de Agepê, ótimo cantor popular dos anos 70, há muito distante das rádios.

Claro que vou comprar o CD - esperando o preço abaixar um pouco, obviamente.

A relação entre Simone e muitos fãs é curiosa.

Eu sou um exemplo, e meu amigo Noel também.

Estamos na faixa dos 45 anos, portanto somos da geração inflamada da eleição presidencial entre Lula x Collor.

Como tantos, fiz campanha intensiva para Lula, chegando a comemorar aniversário em comício.

E também como se sabe, Simone foi a estrela de primeiro escalão que apoiou abertamente Collor - teve também Marília Pêra, para fúria de muita gente.

E aí, como legião de fãs, abominei Simone e deixei de comprar seus discos durantes anos - pelo menos, foi a fase em que ela gravou seus piores trabalhos.

Noel, que me contou o fato nessa semana, radicalizou mais, e, dramaticamente, colocou todos os vinis que tinha da cantora no chão e despejou uma chaleira de água fervendo em cima - só salvou-se um que tinha autógrafo dela (rsrs).

Eram tempos de paixão política, e se Lula fez clip com nove entre dez cantores e compositores, Collor afrontou e juntou um estádio de descamisados - era assim que chamava os pobres, e cantou sua música de mãos dadas e para o alto com Simone.

Foi uma afronta.

Os mais ortodoxos, inclusive, nunca mais perdoaram Simone.

E não só porque não aceitavam opinião contrária, mas porque Simone era para nós integrante de um grupo politizado, em que batiam ponto outros nomes como Chico Buarque, Milton e Elis Regina - essa, quando em vida.

Mas como se diz, tudo passa.

E cá estamos, eu e Noel, doidos para ter o novo disco de Simone em mãos.

Pois claro, voltamos a comprar todos os seus discos - inclusive os daquela época (hehe).

5 comentários:

  1. Pek,

    Apenas para confirmar tudo o que vc escreveu. Voltei a ter todos os discos lançados em formato cd e não vejo a hora de comprar e ouvir este novo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olhando rápido para a foto da capa percebi que Simone está a cara de Roberto Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Que maldade Noel.
    Eu adoro o RC, mas a Simone envelheceu setecentas mil vezes que ele.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Adilson! Vc e o Noel, como bons filhos pródigos, sempre serão bem-vindos ao seio da Santa Mãe... Igreja???? Rsrsrs, NÃO, SIMONE!!!! Amigo, nem sei o que faria num caso como esse... Já me assustei de certas escolhas dos meus artistas favoritos (entre eles a Simone, cuja homossexualidade, igual à do Gilberto Braga, eu demorei em aceitar, até LOUVAR, passando pela tolerância e isso SENDO EU GAY, tamanho paradoxo!!!!). Mas creio que de fato foi radical demais... Não posso pensar que a queda da Simone no gosto popular se deva a isso????!!!! Absurdo!!!! Na verdade acho que o fenômeno é mais que complexo e não tem a ver só com UM acontecimiento... De fato, o que ela andava cantando por essas épocas, pouco ou nada tinha a ver com uma estética de esquerda, digamos... sempre menos melosa e mais récia. Por isso, se continuavam a gostar era porque o que cantava lhes era grato. Não porque condizia com a sua visão política!!!!

    Enfim, ADOREI TEU COMENTÁRIO E COMO VC TÔ DÓIDO POR TER O CD NA MINHA MÃO!!!! NA MINHA VEIA O TENHO DESDE HÁ UNS DIAS, QUE OUVIA AOS PEDACINHOS NO SITE OFICIAL, NA TIM E TAL... HOJE OUVI INTEIRO NO HOTSITE DO LANÇAMENTO (http://www.biscoitofino.com.br/hotsitesimone-naveia - verifiquem o link, eu o ajeitei, por isso pode dar erro) E CARA, FIQUEI SEM PALAVRAS!!!! TENHO CERTEZA QUE VC, O NOEL E A MAIORIA DOS FÃS VÃO GOSTAR! É UM DISCO MADE IN SIMONE, RSRSRS

    ResponderExcluir