quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

série grandes livros


São muitos os livros que me acompanham nessa vida, mas nenhum com o impacto permanente desse romance escrito pelo inglês John Fowles e publicado no ano de meu nascimento, 1963.

O Colecionador é uma obra-prima e seus personagens protagonistas, Frederick Clegg e Miranda, são companheiros para todo o sempre.
Quanto maestria nessa história de um colecionador de borboletas que aprisiona uma bela mulher em um porão para seu único desfrute.
Os dois personagens são fascinantes e encantadores e é difícil esquecê-los - eu nunca consegui e nem quero.
O livro tem diálogos sensacionais e cada vez que releio relembro de imediato muito das falas seguintes.

Em 1965 o mestre William Wyller adaptou para o cinema e escalou dois deuses:
- Terence Stamp - um dos meus atores prediletos - e Samantha Eggar.
Nunca mais revi esse filme, que assisti há milênios, mas me lembro que tinha mudanças em relação ao original.
Ainda assim me lembro que gostei do filme.

Meu sonho era que Christiane Antuña, minha amiga atriz e jornalista, interpretasse a bela Miranda no teatro. Eucir de Souza, também meu querido amigo, seria um Clegg genial.

Há muito tempo, a esplendorosa Dina Sfat e Juca de Oliveira protagonizaram uma versão teatral.

Livro de cabeceira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário