quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

hilda


Começou mais uma novela de Glória Perez, mas não me aventuro acompanhar não.

Mesmo porque há muito deixei de fazer isso, com exceções para as de Gilberto Braga e de Silvio de Abreu. Afora isso, dou uma olhada aqui e acolá, como fiz com a Flora.

Já fui noveleiro, e minha paixão sempre foi a Tupi. Globo, em minha época de infância e adolescência era como se fosse um mundo ao qual não pertencesse. E, mais que isso, que já identificava com um glamour cintilante, que seduzia os olhos, mas que me fazia voltar cada vez mais para a Tupi, que era onde me sentia em casa.

Ainda hoje, me recordo, em remota e fugidia lembrança, de ver a imagem da Pepita Rodrigues, com cabelos cacheados e louros no programa do Silvio Santos, ainda em tempos da Globo, e achar aquilo um mundo à parte.

E quando parava mesmo para ver a Globo, vi novelas que valiam a pena e muito distantes do xarope pouco criativo visto hoje. E aí estou falando de GRANDES novelas, como O Rebu, Saramandaia, Gabriela, e outras deliciosamente inconsequentes como Estúpido Cúpido e Guerra dos Sexos.

Gilberto Braga sempre foi um capítulo à parte - sua Dancin Days faz parte do imaginário da minha geração, a época da febre das discotecas - e tenho também predileção por Corpo a Corpo.

Mas foi na Tupi que vi novelas na linha de O Rebu da Globo, e que sempre me maravilharam: As Bruxas, Gaivotas, Casa Fantástica (seriado) e a inconsequente, deliciosa e anárquica Cinderela 77.

E como na Globo a paixão sempre foi Gilberto Braga - com interesse grande também para Silvio de Abreu; - além, claro, dos mestres Walter George Durst, Jorge Andrade e Dias Gomes, na Tupi o reinado sempre foi de Ivani Ribeiro: O Meu Pé de Laranja Lima, Mulheres de Areia, Nossa Filha Gabriela, Camomila e Bem Me Quer, A Barba Azul, Os Inocentes, A Viagem, O Profeta, Aritana.

Na atual Caminho das Indias não devo por os olhos. Ainda que Glória Perez tenha escrito uma das melhores minisséries já feitas:
- Hilda Furacao.
Ali sim, estava uma grande autora. Não desgrudei os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário