quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

o universo dos curtas e índios versus colonizador na mostra de tiradentes


É impossível falar em curtas no Brasil sem falar no nome de Zita Carvalhosa.

Uma dos sócios da Superfilmes, ninho do Cinema da Vila Madalena da São Paulo dos anos 1980, Zita esteve envolvida na produção de filmes importantes do período, como A Marvada Carne(1985), de André klotzel, e Anjos da Noite (1986), de Wilson Barros.

Depois disso, Zita esteve à frente da criação do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que desde o início dos anos 1990 até hoje se consolidou como o maior espaço para o formato na América Latina.

Zita Carvalhosa esteve qui na Mostra de Tiradentes para lançar o Guia Kinoforum Festivais de Cinema e Vídeo 2011, precioso mapeamento de festivais e mostras nacionais e internacionais.

Claro, fiz entrevista com ela para o site Mulheres do Cinema Brasileiro, que rendeu longa e ótima conversa, que será, em breve, publicada por lá.

Ainda ontem, colhi depoimentos do ator Paulo Tiefenthaler, do preparador de elenco Sérgio Penna, e dos cineastas Alain Fresnot e Geraldo Moraes.


*********************************
Foto:
Zita Carvalhosa lança Guia Kinoforum 2011
Crédito: Paulo Filho

***********************************

Mostra Aurora

No segundo dia do Aurora, foi a vez da exibição do doc Remissões do Rio Negro, de Erlan Souza e Fernanda Bizarria.

O documentário é sobre as missões salesianas do Alto do Rio Negro, no Amazonas, e coloca em cena um padre e índios que foram seus alunos quando crianças, agora décadas depois e em um "acerto de contas" entre colonizador e colonizados.

Remissões do Rio Negro está calcado em tema sempre importante e impactante, e ainda que nem sempre consiga estar à altura de seu objeto, tem momentos que seduzem e matêm nosso interesse no mostrado.

Em breve, comentários sobre o filme aqui no Insensatez.


*******************************

Na programação de hoje, seminário com convidados de festivais internacionais, mais um filme da Mostra Aurora - o doc Sertão Progresso, de Cristian Cancino.

E tem, na mostra de curtas, a exibição de Contagem, Prêmio de Melhor Direção para os contagenses (Contagem-MG) Gabriel Martins e Maurílio Martins no último Festival de Brasília.

Mais informações:
http://www.mostratiradentes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário