domingo, 23 de janeiro de 2011

A arte de elza soares na 14ª mostra de tiradentes


Lembram-se do bordão de Luiza Erundina, quando Prefeita de São Paulo "Sou mulher, nordestina e governadora de uma das maiores cidades do mundo".

Pois então, muita gente também vê quase um bordão em Elza Soares, quando ela fala sobre sua vida "sou negra, favelada etc".

Como ela já contou em muitas entrevistas sua trágica, atribulada e vitoriosa trajetória, às vezes o relato pode nos soar repetitivo - ainda que, particularmente, ache que tenha mesmo que contar sempre a admirável história de sua vida, pois há sempre quem não saiba.

É essa cilada que o documentário Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, evita ao focar seu relato, sobretudo, na música de Elza.

E aí, realmente a mulata assanhada enche a tela.

No caso da exibição de ontem, em belíssima exibição no Cine Praça com platéia lotada.

Tá lá o começo de tudo, o famoso episódio do programa de Ary Barroso e a esfrega do Planeta Fome.

Mas logo logo, o que se vê é a trajetória musical dessa deusa negra que encheu de suingue e técnica particularíssima o cenário brasileiro.

E aí toma encontros na tela com Paulinho da Viola, Caetano Veloso, João Aquino, Jorge Ben Jor, e o melhor de todos: Elza e Maria Bethânia.

Em longa e divertida sequência, a carioca e a baiana cantam e brincam ao som de músicas que saem das gargantas poderosas: Samba da Benção e Samba da Minha Terra.

É um encontro maravilhoso! E histórico.

Tem ainda depoimentos de José Miguel Visnik, Martinália, Elton Medeiros e outros.

O filme Elza foca a cantora Elza plena em sua música.

E está aí o seu grande acerto.


Foto Cine Praça: Alexandre C. Mota.


*******************************************

Hoje tem muitas atrações, com exibições dos esperados A Alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande, Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini, e VIPs, de Toniko Melo.

Mais informações:

2 comentários:

  1. Vou ter que correr para ver essa maravilha: Elza e Bethânia. Nossa! Só de ver a foto dá pra perceber o astral do local. Delicioso. Ainda estarei ai numa das próximas edições do festival.

    ResponderExcluir
  2. Marco,
    O encontro entre Elza e Bethânia é sensacional!!!
    Eu que nunca tinha visto as duas juntas, babei rsrs
    Você precisar vir mesmo
    Bjs

    ResponderExcluir