segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

maratona na mostra de tiradentes




Ontem foi dia da bunda ficar quadrada na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, pois foi uma maratona de quatro filmes.


Brasil Animado


O primeiro foi às 11h da manhã na Mostrinha de Cinema, que encheu a sala do Cine Tenda de crianças, pais e tantos outros, com a exibição de Brasil Animado, de Mariana Caltabiano.

Primeira animação brasileira em 3D, o filme coloca dois personagens, Stress e Relax, viajando pelo Brasil, já que o primeiro quer encontrar o Grande Jequitibá Rosa, para faturar com a árvore.

Esse é o mote para que, na tela, város pontos turísticos de estados brasileiros sejam mostrados em imagens reais, já que o filme mistura cenas animadas com essas locações - Foz do Iguaçu, Ouro Preto, Elevador Lacerda, Praça do Três Poderes, Floresta Amazônica. Daí, fala-se das cidades, costumes, culinária e seus cartões postais.

Infelizmente, a exibição não foi em 3D - parece-me que os óculos não chegaram -, o que causou um pequeno burburinho de decepção nas crianças. Mas logo elas ficaram atentas ao mostrado e vibraram quando a terra natal, Tiradentes, apareceu na tela.

Brasil Animado está mais para filme educativo do que de uma animação que entretenha seu público. Talvez com a exibição em 3D esse aspecto seja mais diluído e o entretenimento ganhe mais força.

***************************************

Mas foi à noite que a maratona foi para valer no Cine Tenda, com três exibições seguidas: A Alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande; Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini; e VIPs, de Toniko Melo.


A Alegria


Segundo tomo da trilogia Coração de Fogo, Bagança e Meliande voltam à Mostra de Tiradentes depois da consagração de A Fuga da Mulher Gorila, Prêmio Aurora de 2009.

Dessa vez, o filme mostrado foi A Alegria, que é apresentado pelos realizadores como um conto de fadas sobre a juventude e a coragem.

Protagonizado pela adolescente Tainá Medina, A Alegria é filme desconcertante pelo misto de beleza e de um sentimento de dor que não sabemos de imediato onde se aloja.

E mais, A Alegria é filme de fruição um tanto difícil - anos-luz das tais guloseimas que Julio Bressane pontificou-, mas jamais deixa de seduzir e, na mesma medida, inquietar.

É objeto de debate imperdível hoje à tarde, com a presença de Bragança, Meliande e equipe, em mesa mediada pelo craque Rodrigo Fonseca, de O Globo.


Malu de Bicicleta


Já Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini, mostra Marcelo Serrado e Fernanda de Freitas vivendo as delícias e dores de amores.

Premiado no último Festival de Paulínea - Melhor Ator, Atriz e Direção -, o filme é uma comédia romântica com um tom menos fru fru que às vezes rondam o gênero atualmente, mas ainda assim não corresponde às expectativas.

Quer dizer, desse escriba, pois além dos prêmios em Paulínea, o público de Tiradentes parece também ter curtido a história em que obsessão e ciúme faz o barco das promessas de amor desgovernar.


VIPs


O último filme da noite foi VIPs, de Toniko Melo, protagonizado por Wagner Moura.

Adaptado de livro de Mariana Caltabiano, a diretora de Brasil Animado, o filme tem produção da O2 e roteiro de Bráulio Mantovani, A.C e Thiago Dottori .

Em cena, um homem que engana a todos com seu talento para se passar por outras pessoas, fruto de se complexo de identidade, marcado pela ausência do pai.

VIPs é filme bacanérrimo e cheio de gás, com alta possibilidade de diálogo com o público, mas sem deixar se seduzir pelo rame rame que muitos se utilizam na busca desse fim.

O elenco é sensacional, com Gisele Fróes e Arieta Correa ótimas em suas personagens, e Wagner Moura mostrando mais uma vez porque é um dos maiores atores de sua geração.


************************************


Todos os filmes terão comentários publicados em breve no Insensatez.


*********************************
Fotos:
- Cine-Tenda - fila para assistir sessão de A Alegria
- Equipe de Alegria recebe placa

Crédito: Leonardo Lara

**********************************

Hoje o dia promete, com, dentre tantas atrações, os debates de A Alegria e VIPs, mais a primeira exibição da Mostra Aurora - mostra que seleciona primeiros e segundos longas de cineastas -, com o documentário Enchente, de Julio Pecly e Paulo Silva.


Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário