segunda-feira, 12 de julho de 2010

longas brasileiros em 2010 (158)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

158 - O Puritano da Rua Augusta (1965), de Amácio Mazzaropi ** 1/2

Dos primeiros filmes dirigidos por Mazzaropi, o Puritano da Rua Augusta situa a trama no que é hoje um dos points mais efervescentes de São Paulo - a trama e as poucas cenas de externas, pois os interiores foram rodados na fazenda em Taubaté mesmo, claro! E é curioso ver como era a cidade, como um ônibus da Praça da Sé mais parecido com a Marinete de Tieta - e ver a São Paulo dos anos 1960 nas poucas cenas é um dos atrativos maiores do filme. Na história, Mazzaropi é Pundoroso, rico industrial dono de uma fábrica que larga a fazenda e muda-se para a capital para ficar perto dos negócios e dos filhos. Integrante de uma liga de moralidade que faz pregações nas praças, ele arrepia os cabelos com a libertinagem de Edgard Franco, Carlos Garcia e mais a garota, os filhos que só querem saber de farra, de roupas modernosas, e de dançar o twist. Bate de frente também com a mulher Marly Marley, uma dondoca que adora torrar dinheiro no jogo, e com a sogra Marina Freire que acoberta tudo. Só tem como aliados o filhinho João Batista de Souza, a irmã Elisabeth Hartmann e o cunhado – esse é o segundo filme de Elisabet Hartmann, o primeiro foi A Ilha (1963), de Walter Hugo Khouri, e que faria muitos outros com o velho Mazza. O Puritano da Rua Augusta tem como assistente de direção aquele que viria a ser um dos mestres da Boca do Lixo, John Doo - O Dicionário de Cineastas Brasileiros, de Luiz F. A, Miranda, e o Cinema da Boca - Dicionário de Diretores, de Alfredo Sternheim, registram que foi Doo que dirigiu o filme mas assinou como assistente. O filme começa bem, com Mazzaropi vestindo uma escultura por achá-la indecente, e tem passagens engraçadas como algumas tiradas espirituosas de Pundoroso e cenas como a que ele fica de cabelo arrepiado. Mas no geral é um tanto truncado e está longe dos grandes filmes do mestre. Um destaque delicioso é ótima participação de Elza Soares cantando O Neguinho e a Senhorita, de Noel Rosa e Abelardo da Silva, clássico divertido que ela voltou a cantar recentemente, como no belo show Beba-me.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

4 comentários:

  1. Pek,

    que marca invejável você atingiu de filmes nacionais assistidos em 2010...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Quando assistimos a filmes que sabemos um pouco dos bastidores parece que o gosto é outro. Que acervo belíssimo de informações você nos proporciona aqui. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Noel, persigo a meta de ver, e muitas vezes rever, o máximo de filmes brasileiros possíveis e de todos os gêneros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Marco, fico felicíssimo quando o vejo por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir