terça-feira, 22 de junho de 2010

a genialidade de Humberto Mauro em Cine-Concerto na 5a Cineop


A genialidade de Mauro

Só a possibilidade de assistir Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro, em tela grande, já valeria toda a 5a Cineop.

Assombro de modernidade quase oito décadas depois, Ganga Bruta é daqueles filmes em que a denominação obra-prima se ajusta perfeitamente.

Direção, fotografia e elenco - o viril Durval Bellini e as musas Déa Selva, Lu Marival, Didi Viana - enchem os nossos olhos e nos faz lembrar de como o cinema pode ser arte em seu mais alto patamar.

Não à toa seduziu os aguerridos integrantes do Cinema Novo, e Glauber Rocha saudou Humberto Mauro como o pai do cinema brasileiro.

Mil estrelas.


(em breve, comentários sobre o filme aqui no Insensatez)


A genialidade de Mauro - Parte 2, e o Cine-Concerto


A noite de ontem na Cineop foi mesmo momento raro para pura fruição estética do cinema de Humberto Mauro.

Depois de Ganga Bruta, foi a vez de assistir ao raro Lábios Sem Beijos (1930), de Humberto Mauro, último filme da Cinédia exibido na mostra.

E o melhor, a exibição foi com música ao vivo, dentro do programa Cine Concerto Le Rendez-Vouz du Sam' Di Soir, com o grupo françês Doublecadence - Foto: Leonardo Lara.

Ano passado, o grupo integrou o ano da França no Brasil, e fez muito sucesso na Cineop, carimbando o passaporte para essa quinta edição.

O grupo fez bela apresentação, permitindo-se intervenções bem-humoradas e boas sacadas - a referência à Getúlio Vargas e todo uso do rádio são algunas delas.

Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga e coordenadora do acervo da Cinédia, ao ser chamada ao palco foi categórica com a apresentação do trio: "adorei, a música abafou!"


O universo dos adolescentes no cinema

Ana Luiza Azevedo, da Casa de Cinema de Porto Alegre, mostrou ontem, para uma platéia lotada de adolescentes das escolas de Ouro Preto, o filme que marcou sua estreia em longas: Antes que o Mundo Acabe (2009).

Na história, o garoto Daniel e seu dia-a-dia em uma cidade do interior de Porto Alegre. As relações familiares, amorosa e de amizade, e o difícil reencontro com o pai. E também uma importante reflexão sobre as questões éticas.

Antes que o Mundo Acabe é mais um belo exemplar de filme para adolescentes, mas que também desperta o interesse dos adultos - como o belo As Melhores Coisas do Mundo, da Laís Bodanzki.

Agora é esperar o filme ser lançado.

*****

Hoje é o último dia da 5a Cineop - confira comentários do encerramento amanhã.
Programação completa da Mostra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário