quarta-feira, 3 de março de 2010

longas brasileiros em 2010 (54)


Filmes brasileiros assistidos ou revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

054 - Crazy - Um Dia Muito Louco (1981), de Victor Lima ***

Interessante produção da Vydia - de Carlo Mossy e Victor di Mello, esse Crazy é uma investida no filme de humor negro e anárquico levado a cabo pelo veterano Victor Lima. Aliás, está aí um cineasta que precisa ser mais reverenciado - Lima fez chanchadas de valor; dirigiu o ótimo Paraíba, Vida e Morte de Um Bandido; dirigiu um dos melhores Renato Aragão, Bonga - O Vagabundo, e muitos muitos outros filmes, também como roteirista. Aqui, o GRANDE ator Helber Rangel já começa o filme matando seu colega com quem divide casa, Fernando Reski, mas enquanto tenta enterrá-lo em um cômodo nos fundos, tem que abrir a porta o tempo todo, já que a campainha não pára - duas aspirantes a uma vaga anunciada no jornal, as deusas Alba Valéria e Helena Ramos; um vizinho galinhão; e um policial desavisado. Crazy - Um Dia Muito Louco se ressente das correrias nas conclusões de situações - tinha fôlego para mais que 85 minutos - mas ainda assim é filme que se assiste com interesse sempre. E com mulheres que tiram a roupa o tempo todo - tem também duas universitárias da PUC em inacreditável ensaio fotográfico que acaba em estupro consentido e liberado. É daqueles filmes que precisam da mão firme do diretor e de um elenco afinado. Lima se sai bem, mas no elenco o ponto um tanto manco é Alba Valéria. Ainda que há um certo charme na sua personagem faladeira e atriz iniciante de pornochanchada, ela não consegue segurar as pontas, como fez no cult Giselle, do outro Victor, o Di Mello. Já Helena Ramos se sai muito melhor como a vendedora de bíblias com insuspeito ar de instinto selvagem.

Cotações:
+ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

4 comentários:

  1. Acho esse filme excelente meu caro Adilson. E se você parar para analisar é um filme baratíssimo. O Di Mello era um cara talentoso de fato.

    Matheus Trunk
    www.violaosardinhaepao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Matheus,
    Também gosto do Di Mello. Mas esse Victor aqui é o de Lima.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Oi, querido, estou adorando seus comentários sobre os filmes. "Crazy" é o "The Trouble With Harry" da Vydia Produções rsrs

    ResponderExcluir
  4. Andrea querida,
    Que bom vê-la por aqui. Morro de saudades de você. Fico mais feliz ainda em saber que anda gostando do que venho escrevendo sobre o nosso querido cinema nacional.
    Ótima lembrança do velho Hitch.
    Um beijo

    ResponderExcluir