sexta-feira, 13 de agosto de 2010

longas brasileiros em 2010 (186)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

186 - A Dança dos Bonecos (1986), de Helvécio Ratton *****

Bairrismo à parte, é mesmo impossível não constatar Belo Horizonte como referência de segmentos artísticos importantes da cultura nacional contemporânea. Como falar de dança sem falar no Grupo Corpo? Como falar de teatro de rua sem falar no Grupo Galpão? Como falar de música instrumental experimental sem falar no UAKTI? E como falar de teatro de bonecos sem falar no Grupo Giramundo? Pois são os bonecos encantados do mestre Alvaro Apocalypse - fundador do Giramundo - que estão no centro desse adorável A Dança dos Bonecos. Primeiro e disparado melhor longa do mineiro Helvécio Ratton, o filme é fábula infantil, sem medo de cair no chavão, para crianças e adultos. Wilson Grey é Mr. Kapa e Kimura Schettino é seu ajudante Geléia, dois artista mambembes que circulam em furgão onde apresentam números de mágica, além de vender vidrinhos de água como se fosse poderoso Bálsamo de Minerva, santo remédio que dá conta de todos os males. Quando chegam em Beleléu, Geléia pega água encantada por Iara sem imaginar o que virá a partir disso. Quando Cintia Vieira, a garota Ritinha, lava seus bonecos com a água eles ganham vida, são roubados por Kapa e Geléia, e são cobiçados por executivos de uma grande indústria de bonecos. Começa aí uma aventura mágica em que a fantasia vai se impor, desde, claro, para aqueles que nela acreditam. O cinema brasileiro não tem tantos filmes infantis assim, a não ser que sejam das griffes Os Trapalhões e Xuxa. É claro que tem bons e ótimos exemplares realizados em diferentes momentos de nossa histórica fílmica, mas quase sempre de forma pontual. E nesse panteão, A Dança dos Bonecos tem lugar de destaque assegurado. Afinal, a trama é encantadora e Totoca, Tziu e Bubu dançando ao som da inspirada trilha sonora de Nivaldo Ornellas é mesmo momento inesquecível registrado na retina. Em elenco ótimo, com Wilson Grey protagonista absoluto e Kimura Schettino e Cintia Vieira em atuações luminosas, detacam-se também Ezequias Marques como o empresário que odeia crianças nos bastidores mas na câmera arreganha os dentes para falar de seu amor por elas; Claudia Gimenez como a secretária gulosa e com pitada de petulância debochada característica da atriz; e Rui Polanah como o velho mago. Grande momento do cinema mineiro com projeção nacional.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

8 comentários:

  1. Adoro esse filme! Me lembra tanta coisa boa! Nossa! Comprei o VHS num sebo e fui um dos poucos que digitalizei e não tive coragem de me desfazer da fita original! Grande RATON! Tô meio sumido mas sempre dou uma passadinha por aqui! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, boa noite. Sou uma fã louca deste filme e nunca consegui achar. Vc ainda tem este filme digitalizado? Poderíamos nos falar por email: anna.mega@me.com

      Excluir
  2. Sumiu mesmo, Alexandre.
    Bom saber que vez ou outra passe por aqui.
    Adorei rever A Dança dos Bonecos depois de tanto tempo.
    A magia permance.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Até o Ratton já fez coisa boa no cinema. Salvo esse e O Menino Maluquinho.

    ResponderExcluir
  4. O MENINO MALUQUINHO acho péssimo!

    ResponderExcluir
  5. Maurilio,
    Gosto muito de A Dança dos Bonecos.
    Preciso rever O Menino Maluquinho, e gosto de Batismo de Sangue.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Como disse para o Maurílio, preciso rever o Maluquinho.
    Abs

    ResponderExcluir