sábado, 7 de novembro de 2009

anselmo duarte


O ator e diretor Anselmo Duarte morreu na madrugada desse sábado, dia 7 de outrubro de 2009.

Ator querido de filmes como Tico Tico no Fubá (1952), de Adolfo Celi; Sinhá Moça (1953), de Tom Payne e Oswaldo Sampaio; O Caso dos Irmãos Naves (1967), de Luiz Sérgio Person; e Juventude e Ternura (1968), de Aurélio Teixeira.

Também como ator, adoro Arara Vermelha (1975), de Tom Payne, com elenco poderoso - Anselmo, Odete Lara, Milton Ribeiro e Aurélio Teixeira.

Anselmo Duarte é também extraordinário cineasta - e o verbo fica no presente porque eternizado nas telas.

O Pagador de Promessas (162), única Palma de Ouro em Cannes para o cinema brasileiro, dispensa apresentações. É ótimo e clássico absoluto.

E adoro também sua estreia como cineasta, Absolutamente Certo (1957), e mais o Vereda da Salvação (1965).

Certa vez, fiz um pefil da Glória Menezes no meu site, o Mulheres do Cinema Brasileiro, e tasquei lá que O Pagador de Promessas tinha sido o único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o segundo mais importante festival do mundo.

Pronto!

Não bastou muito para receber um email raivoso me chamando de, no mínimo, desinformado ou alienado cultural, já que Cannes É o mais importante festival.

Claro que dei toda a razão, consertei meu erro absurdo, e troquei alguns emails com quem me escreveu.

Só mais tarde o emissário se identificou dizendo que era Ricardo Duarte, filho do cineasta e diretor do Instituto Anselmo Duarte, em Salto, São Paulo.

Agradeci a ele a correção e reclamei um pouquinho do tom virulento do email dele, no que ele também se desculpou, mas explicou, e cheio de razão, que estava cansado da forma com o cinema do seu pai era muitas vezes atacado e desmerecido em certos meios.

Mal-entendido desfeito, dias depois tive a honra e a felicidade de receber o email abaixo, para sempre em destaque lá no site:

Prezado Adilson,

Fiquei muito satisfeito em folhear as páginas do seu excelente site "Mulheres do Cinema Brasileiro". São iniciativas desta grandeza que enobrecem o trabalho dos profissionais de cinema e estimulam os novos talentos a se dedicarem ao aperfeiçoamento do nosso cinema. Resgatar a memória dessas valentes damas que povoaram os sonhos de tantas gerações com pesquisa séria e desinteressada faz de você um exemplo a ser imitado.

Receba o meu aplauso, a minha admiração e a minha gratidão.

Anselmo Duarte
Cineasta
18 de janeiro de 2006


*************************************


Descanse em paz Anselmo, patrimônio do cinema brasileiro.
21/abril/1920 - 7/novembro/2009



5 comentários:

  1. Meu caro, imagino sua emoção ao ter lido esse e-mail!

    Bela homenagem. Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Li recentemente um perfil do Anselmo Duarte na revista JP. Ele já estava doente, mas não perdeu a pose. Adoro os filmes que ele escreveu.
    Creio que ao receber o e-mail de Anselmo, você deve ter ficado todo orgulhoso e emocionado.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sérgio.
    Fiquei muito emocionado mesmo. E profundamente honrado.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Noel,
    Eu também gosto muito dos filmes do Anselmo.
    E receber o email foi mesmo um presentão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Dos maiores e dos mais injustiçados dentro do Brasil. Patrimônio.

    ResponderExcluir