sábado, 31 de outubro de 2009

adendo


Algumas pessoas me questionaram a frase em que digo que desprezo essa juventude bem nascida consumista, alienada e fútil.

E mesmo nos comentários, o Gabriel, meu editor da Zingu!, sentiu-se incluído.

É claro que foi uma generalização. No próprio post anterior aquele, disse que ia generalizar.

É é claro também, que mesmo com a minha origem, não discrimino os bem nascidos - grande parte dos meus amigos são.

E nem sei se os alunos da Uniban são bem nascidos ou não - claro, aqui no sentido de nascidos com posses.

E tenho amigos também de direita (não tão íntimos), ou, pelo menos, de centro (alguns bem íntimos).

Mas é que fiquei com muita raiva, pois como disse na resposta do comentário para o Gabriel e o Matheus Trunk também escreveu no blog dele, o Violão, Sardinha e Pão, mesmo que a moça fosse puta o absurdo seria o mesmo. E, vendo por esse viés, seria até pior, pois no entendimento dessa gente puta tem que ser aniquilada.

E o bem nascido nesse sentido, é porque, em tese, e ainda mais universitários, essa gente teria que ter uma formação básica de civilidade - coisa que muitos dos sem posses nem precisam sentar em um banco de universidade para ter.

Como passei recentemente por outra faculdade privada e ainda estudando de manhã, convivi, durante quatro anos, com alunos de classe média alta e alta que me assustaram e me desafiaram com alto grau de reacionarismo diário.

Como já disse por aqui, com depoimentos absurdos contra índios, idosos, bichas, sapataões, putas, Sem Terra, favelados, e outros tantos.

E, confesso, isso instaurou em mim uma forte impressão negativa dessa juventude que, também em tese, comandará o país.

Mas são generalizações.
É claro, espero, que nem tudo esteja perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário