terça-feira, 13 de outubro de 2009

80 anos de khouri


Se fosse vivo, Walter Hugo Khouri estaria fazendo 80 anos - nasceu no dia 21 de outubro de 1929, e morreu no dia 27 de junho de 2003.

Khouri é o meu cineasta predileto, e meu sonho é conseguir ver a obra completa dele.

Faltam O Gigante de Pedra, Fronteiras do Inferno - acho que não tem mais cópias desses dois - Na Garganta do Diabo, A Ilha, O Anjo da Noite, O Desejo, e Mônica e a Sereia do Rio.

Os outros eu já assisti, e mais de uma vez cada um deles.

O Canal Brasil começou ontem uma mostra comemorativa, e exibiu um especial e Noite Vazia (foto de bastidores).

Adorei o especial. E adorei também ver Kate Hansen dando depoimento - aliás, ouviram poucas musas, além dela, Monique Lafond, Selma Egrei, Norma Bengell e Eva Wilma.

(Foi curioso ver Cacá Diegues escorregando para falar sobre Khouri versus Cinema Novo.)

Esperava mais dessa Mostra, pois serão poucos filmes. Mas ainda assim vale a pena, principalmente porque será exibido As Deusas, filme que não vejo há muito tempo.

Se minha paixão pelo cinema nacional é total, a pelo cinema de Walter Hugo Khouri é elevada à máxima potência.

Gênio!

4 comentários:

  1. Gigante de Pedra não existe mais cópia, Fronteiras do Inferno pode ser que exista em alguma Cinemateca do exterior. Khouri merece todas homenagens possíveis, mas essa mostra do Canal Brasil me parece bem chinfrim. Só tem filmes que eles já passaram 500 vezes.
    Queria ter visto o depoimento do Cacá. Será que tem no YouTube?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. O Cacá fala tipo mais ou menos que não existia divergência entre o Cinema Novo e o Khouri, mas que eles apenas faziam cinemas diferentes.
    Mais ou menos isso.
    Sei!
    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Como não, se o pessoal do Cinema Novo chamava o Khouri de alienado? Conversa...

    ResponderExcluir