quarta-feira, 29 de julho de 2009

bethânia, gal, vilella, thomas


Bethânia cantando Roberto Carlos foi mesmo um belo show - a pena é que, como aconteceu no lançamento em VHS, o DVD do show não está na integra, e ficou de fora músicas como Eu Velejava em Você, de Eduardo Dusek, e um axé, o primeiro (único?) que vi a cantora interpretar - Adeus Bye Bye.

De qualquer forma, é um lançamento maravilhoso.

Na época, teve uma polêmica muito grande entre os shows de Bethânia e Gal Costa. Um verdadeiro Isto ou Aquilo, nos moldes de Cecília Meirelles.

Bethânia cantando Roberto, com direção de Gabriel Vilella.
E Gal com o show do disco O Sorriso do Gato de Alice, com direção de Gerald Thomas.

Ou seja, dois diretores de teatro em evidência com estéticas completamente diversas - Vilella e seu barroquismo; já Thomas com o seu pós-modernismo.

A crítica e grande parte do público polarizou, e foram manchetes e manchetes colocando as duas baianas em posição antagônicas, com grande preferência pelo show de Bethânia.

Na época, achei o show de Bethânia lindo, mas entrei na discussão e preferi o da Gal, que achei deslumbrante.

Vestida de pijama, ela cantava em cima de um telhado. E o momento em que desce, canta Tropicália e mostra o peito causou escândalo - foi uma homenagem dela ao aniversário do Tropicalismo que, na época, também rendeu disco de Caetano e Gil juntos.

Infelizmente o show de Gal não foi gravado - pelo menos não foi lançado, quem sabe não aparece uma gravação caseira na íntegra.

Seria interessante para ver se a comparação, algo em si tolo, ficaria do mesmo jeito.

2 comentários:

  1. Pek,

    Assisti, ainda em BH, a ambos os shows e confesso que preferi mil vezes o de Gal, embora tenha achado o de Bethânia um luxo. Hoje, talvez, eu gostaria mais do que gostei na época, pois não tenho mais preconceitos com as músicas de Roberto. Até já vi um belo show dele, o primeiro da minha vida, ano passado em Brasília.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Noel,
    Como você sabe eu adoro o Roberto.
    Já fui em muitos shows dele lá no Mineirinho, e a emoção é sempre grande.
    Bjs

    ResponderExcluir