sexta-feira, 20 de março de 2009

trilogia do terror


Ontem, o São Canal Brasil - sempre ele - possibilitou-me assistir e gravar, finalmente, o Trilogia do Terror. (ainda que quase morri de ódio, pois deu pique de luz e perdi cerca de 1 minuto de filme na gravação).

Que beleza de filme e que impacto!
É impressionante o quão longe o cinema brasileiro pode ir em genialidade.

E aqui, três cabras para cinéfilo nenhum botar defeito:
- Ozualdo Candeias, Luis Sérgio Person e José Mojica Marins.

O tema e a bela fotografia em p&b reúne os três mestres, mas ainda assim é impressionante como cada um deles manteve sua assinatura, mas sem destoar do universo proposto e do todo fílmico.

Está lá o cinema particularíssimo de Candeias - episódio O Acordo (foto)-, com seu universo duro, mas ainda poético, com a poesia brotando da pedra. E estão lá seus personagens inconfundíveis, e eu acho que ninguém filma pobre, seja do campo ou da periferia, melhor que esse cineasta. Destaque para o belo desempenho de Lucy Rangel.

Está lá também o cinema político e social de Person, que a partir de um título corriqueiro no universo do terror, Procissão dos Mortos, amplia o significado e nos apresenta uma jóia, em que associa guerrilha e medo sobrenatural.

E está lá também Mojica - episódio Pesadelo Macabro -, que teve a idéia original do filme. Em sua história, o medo ancestral do homem de ser enterrado vivo, em segmento dirigido com rigor e pleno domínio do ofício.

Filmaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário