terça-feira, 21 de junho de 2011

20 mil pessoas na 6a Cineop




























A 6a Cineop encerrou programação na noite de ontem contabilizando público geral, segundo a assessoria de imprensa da Mostra, de cerca de 20 mil pessoas - foram 77 filmes, entre curtas, médias e longas, mais debates, seminários, encontros, lançamentos de livros, oficinas, exposição e shows.

Ontem foi a vez de conferir médias e curtas, dentre eles O Doce Segredo de Bárbara, de Paulo Augusto Gomes, e também o Cine-Concerto.

Gostei muito do curta de Gomes, sobretudo pelo foco em uma das mais talentosas atrizes mineiras: a hoje radicada em São Paulo, Yara de Novaes.


O filme, na verdade, teve inicio há mais de 20 anos.

Na época foi interrompido, e só agora concluído pela parceria de Paulo Augusto Gomes e o casal Fábio Carvalho e Isabel Lacerda - ele como produtor e fotógrafo, e ela como montadora nas filmagens atuais.

A trupe encontrou resultado interessante ao fazer um metafilme, intercalando imagens da época e novas filmagens com uma Yara 20 e tantos anos depois inquirindo a escritora do livro em que o filme foi baseado e também o próprio cineasta.

Yara de Novaes é esplendorosa, e aqui é filmada em muito de suas potencialidades.

Ótimo retorno ao set de Paulo Augusto Gomes, diretor do inesquecível Idolatrada (1983), um dos pontos altos da cinematografia mineira.


E ótimas presenças de Fábio e Isabel, na fotografia e montagem desse O Doce Segredo de Bárbara.




*******************************************


Já o Cine-Concerto valeu, sobretudo, pela oportunidade de assistir no telão filmes de cineastas pioneiras, até então apenas lidas por esse escriba: as francesas Alice Guy-Blaché e Germaine Dulac; e a alemã Lotte Reiniger.


Foto Cine-Concerto: Leo Lara



********************************************



Mias informações:
http://www.cineop.com.br/

2 comentários:

  1. Pek,

    Parabéns, mais uma vez, pela bela cobertura. Estou com saudades das suas resenhas de filmes nacionais. Volta logo! Volte a ser frequente por aqui...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Noel.
    Pois é, ando precisando voltar mesmo...
    Bjs

    ResponderExcluir