terça-feira, 15 de março de 2011

longas brasileiros em 2011 (13)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2011 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)
(em 2010 - 289 filmes)

013 - Elza (2009), de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan ***

Lembram-se do bordão de Luiza Erundina, quando Prefeita de São Paulo “sou mulher, nordestina e governadora de uma das maiores cidade do mundo” ? Pois então, muita gente também vê quase um bordão em Elza Soares quando ela fala sobre sua vida “sou negra, favelada etc”. Como ela já contou em muitas entrevistas – e também na biografia escrita por José Louzeiro “Elza Soares – Cantando para não enlouquecer” – sua trágica, atribulada e vitoriosa trajetória, às vezes o relato pode nos soar repetitivo . Ainda que ele seja sempre necessário para quem não sabe sobre sua história e possa ver que a vida pode ser mesma complexa e inacreditavelmente surpreendente. É essa cilada que o documentário Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, evita ao focar seu relato, sobretudo, na música de Elza. E aí, realmente, a mulata assanhada enche a tela. Tá lá no documentário o começo de tudo, o famoso episódio do Programa Ary Barroso e o Planeta Fome. Mas logo logo o que se vê é a trajetória musical dessa deusa negra que encheu de suingue e de técnica particularíssima o cenário da música brasileira. E aí toma encontros nas telas com desde nomes esperados, como João de Aquino, Jorge Benjor e Caetano Veloso, até bela parceria com o samba dolente de Paulinho da Viola e uma inesperada Maria Bethânia. Esse último encontro possibilita longa e divertida sequência em que a carioca e a baiana cantem e brinquem ao som de músicas vomo Samba da Benção, de Vinícius de Moraes, e Samba da Minha Terra, de Dorival Caymmi, em que elas esbanjam malícia, sedução e faceirice. Tudo, claro, ao som de suas gargantas poderosas. É um encontro maravilhoso. E histórico! O doc ainda conta com depoimentos de José Miguel Visnik, Mart´nália, Elton Medeiros e outros. O filme Elza foca a cantora Elza plena em sua música. E está aí seu maior acerto.

+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

5 comentários:

  1. Oi Adilson. om te ver novamente postando no Blog. Estou estudando novamente CINEMA NACIONAL e seu Blog me deu várias dicas de filmes para assistir. Fiquei chocado quando lí a postagem sobre seu amigo que morreu em Recife.

    Um grande abraço pra você.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Estou assistindo várias coisas do Bressane e do Carlão (Carlos Reichenbach). Seu Blog e o ESTRANHO ENCONTRO são favoritos da minha lista!

    ResponderExcluir
  3. Ei Alexandre, muito obrigado.
    Fico muito feliz com sua palavras.
    Um abração

    ResponderExcluir
  4. Pek,

    Com tantos elogios ao filme, que ainda não vi, pensei que sua cotação seria maior do que três estrelas.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Noel,
    Mas três estrelas quer dizer que é um bom filme.
    Quando fica abaixo disso é que realmente os senões pesam.
    Bjs

    ResponderExcluir