


Janaína Kremer
O penúltimo dia da Mostra CineBH foi para recolher material para o site Mulheres do Cinema Brasileiro e também, claro, assistir filme aqui para o Insensatez.
Para isso, a concentração ontem foi no Palácio das Artes, espaço cultural mais importante de Belo Horizonte, onde se concentram teatros, sala de concerto, galerias, jardins e o Cine Humberto Mauro, cinceclube formador de gerações de cinéfilos e profissionais da área - como esse escriba.
Conhecida como Sala Humberto Mauro - o Cine foi agregado há menos de uma década e a inauguração foi em 1978 - o espaço integra, pela primeira vez, a grade de programação da Mostra Cine BH, com a exibição da programação de filmes Novos Realizadores, Cinemundi, e Homenagem á Videofilmes.
O Palácio das Artes sedia também, no Teatro João Ceschiatti, o Brasil Cinemundi, série de debates com delegações nacionais e internacionais com foco em várias questões sobre coprodução.
Foi interessante ver ontem toda a movimentação de produtores e cineastas mineiros em conferências particulares com os integrantes das delegações nos jardins do Palácio na sessão Bussiness, que integrou a programação do Brasil Cinemundi.
Foi interessante ver ontem toda a movimentação de produtores e cineastas mineiros em conferências particulares com os integrantes das delegações nos jardins do Palácio na sessão Bussiness, que integrou a programação do Brasil Cinemundi.
E foi lá nos Jardins do Palácio das Artes que entrevistei para o Mulheres do Cinema Brasileiro a atriz gaúcha Janaína Kremer.
Janaína está no filme Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo, presente na Sessão Cine-Escola da Mostra e em cartaz em algumas cidades.
Presença constante no filmes de Jorge Furtado, Janaína Kremer está hilária como a secretária da SubPrefeitura em Saneamento Básico - O Filme (2007). Atuou também em filmes de Fabiano de Souza, Carlos Gerbase, Otto Guerra (dublagem), Beto Brant e Gustavo Spolidoro.
A entrevista com a atriz será publicada no Mulheres do Cinema Brasileiro
********************************************
Estrada para Ythaca
Sensação em Minas Gerais desde que foi exibido na última Mostra de Cinema de Tiradentes, em que levou o prêmio da Mostra Aurora - mostra de novos realizadores dentro da Mostra de Tiradentes, Estrada para Ythaca foi exibido também na Mostra Indie aqui na cidade.
Dessa vez, integrou o programa Novos Realizadores da 4ª CineBH e daí foi exibido pela terceira vez no estado e a segunda na capital.
Estrada para Ythaca foi dirigido a oito maõs pelos Irmãos Pretti & Primos Parente, que também protagonizam o filme - Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes.
Depois da morte de um integrante da turma, quatro amigos bebem todas e saem de carro em direção à idílica Ythaca. Durante a trajetória chapam mais ainda, vivenciam o momento de dor pela perda e alegria pela camaradagem, enquanto os próprios caminhos do cinema se reafirmam em escolhas estéticas e éticas.
Como muitas vezes acontece com filmes muito incessados, quando a gente finalmente consegue vê-los, a expectativa gigante acaba não se confirmando totalmente.
Estrada para Ythaca tem momentos de grande beleza, sobretudo de linguagem, com imagens poderosas em que alguns planos e aúdios se agigantam na tela. Mas não seduz de cabo a rabo, ainda que o interesse permaneça na sua pouco mais de uma hora de projeção.
Em breve comentários sobre o filme aqui no Insensatez.
************************************
Foto 1 - Janaína Kremer em cena de Antes que o Mundo Acabe (2010), de Ana Luiza Azevedo
Foto 2 - Estrada para Ythaca, dos Irmãos Pretti & Primos Parente
Foto 3 - Equipe de Estrada para Ythaca - de Pedro Silveira/Divulgação
Foto 2 - Estrada para Ythaca, dos Irmãos Pretti & Primos Parente
Foto 3 - Equipe de Estrada para Ythaca - de Pedro Silveira/Divulgação
**********************************
Hoje é o último dia para conferir a 4ª Mostra CineBH.
Programação Completa:
Pek,
ResponderExcluirComo sempre, bela cobertura da mostra. Lendo suas postagens, fico com a sensação de, por um momento, também estar participando da Mostra Cine BH, dando uma vontade enorme de voltar a morar em Minas Gerais.
Bjs.
Que bom que você gosta, Noel.
ResponderExcluirE que bom também que nesse anos pode apreciar um pouquinho in loco.
Bjs