quinta-feira, 19 de agosto de 2010

longas brasileiros em 2010 (190)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

190 - Sedução (1974), de Fauzi Mansur ****

Fauzi Mansur precisa ser mais comentado, pois é sem dúvida um de nossos mais talentosos cineastas, além de importante produtor de filmes para nomes como Ary Fernandes, Ody Fraga e Luiz Castellini. Dono de filmografia notável - que abriga o sensacional A Noite do Desejo (1973) - seus filmes têm complexidade, mas não abrem mão do diálogo com o público. Nesse Sedução, produção esmerada ambientada nos anos 1930 - fotografia majestosa de Claudio Portiolli - ele trouxe uma família italiana para o Brasil e a máfia junto com ela. O GRANDE Fregolente é o chefão Belacosa, pai de Sandra Bréa, a eterna viúva cujos maridos são assassinados, pois não conseguem engravidar a bela e dar o tão sonhado herdeiro para o mafioso. Depois de exames aqui e acolá, descobrem que Bréa tem o Fator K, substância no sangue que só permite procriação se o varão tiver a mesma constituição sanguínea. Belacosa intitui então o exame de sangue de cabresto à toda a cidade, para desespero de Ney Latorraca, eternamente de olho na butique da viúva e no reinado do chefão, mas que não tem o K nas veias. É aí que entra em cena David Cardoso, um relojoeiro esperto, mas que não saberá medir as consequências perigosas de seus atos. Sedução é comédia com timming perfeito, o que comprova que Mansur tem o mesmo domínio no drama quanto na comédia, ainda mais levando-se em conta que é um filme de época, empreitada nada fácil para muito marmanjo que se aventura por essa seara. Mas poderia dar com os burros n`água se não se cercasse de um elenco perfeito. Fregolente está maravilhoso como o chefão com um pé na Itália e outro na Boca do Lixo, e tem cena divertida com Jussara Freire, bela aos 23 aninhos como pretende à Maria Chuteira em cima do velho capo, quando cansado de esperar a filha engravidar atende os conselhos de seu bando e resolve ele mesmo providenciar o rebento. Ney Latorraca, David Cardoso - em auge de beleza- e Dionisio Azevedo são destaques em elenco admirável - Dionísio em estado de graça. E por fim tem Sandra Bréa exuberante transitando muito bem entre a comédia, a picardia e os arroubos românticos de sua quase viúva negra - a AIDS é mesmo um inferno para qualquer um, mas vendo La Bréa em cena é impossível não lamentar que essa maldita peste tenha ceifado um dos maiores sexy simbols que esse país já revelou. Sedução recebeu muitos prêmios - Melhor Filme, Diretor, Ator (Ney), Atriz (Bréa) no Festival de Guarujá; Coruja de Ouro de Ator Coadjuvante (Ney); APCA de Fotografia para Claudio Portioli; Prêmio Governador do Estado de São Paulo de Ator Coadjuvante (Dionísio).

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

4 comentários:

  1. Vi esse filme faz bastante tempo, na TV, mas na minha memória afetiva continua sendo um dos grandes filmes do Fauzi, diretor que precisa ser mais lembrado mesmo.
    Meu amigo, atualizei o blog do Biáfora com, entre outros, um comentário sobre O Guarani e inclui o trailer de Casamento Brasileiro. Tem ideia de quando vai estrear?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gente!! Que poster é esse?! Achei engraçado. O filme ainda não assisti. Abração querido e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, sou profundo apreciador do cinema do Fauzi - adoro A Noite do Desejo. Quanto ao Casamento, não sei quando estreia, mas parafraseando o Merten, "estou nos cascos" para ver.
    Vou lá ver o Indicação correndo
    Abar

    ResponderExcluir
  4. Alexandre,
    Gosto do cartaz, que tem esse traço porque é filme de época, e muito bem realizado.
    A Sandra está linda, como no filme.
    Bom final de semana para você também.
    Abraço

    ResponderExcluir