segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

longas brasileiros em 2010 (43)


Filmes brasileiros assistidos ou revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

043 - Se Eu Fosse Você 2 (2008), de Daniel Filho *1/2

Se Eu Fosse Você 2 levou cerca de 6 milhões de espectadores ao cinema, o que significa que tem lá seus méritos. Ok, sabemos que tem muito filme ruim, sobretudo americano, que também abocanha um grande público. Mas também não podemos esquecer que não é sempre que o brasileiro faz o caminho da roça para ver cinema nacional. Ainda que sem perder de vista essa contextualização, é duro se deixar seduzir por esse filme que revela-se calculado do cóccix até o pescoço. Como se sabe, a história é sobre um casal que ao ser vítima de um raio troca novamente de corpo. A partir daí ela, Glória Pires, coça o saco e diz palavrão; e ele, Tony Ramos, faz cara de leitora de Sabrina e desfila com sacolas coloridas pelo shopping. Todo o filme espreme sua trama daí, com o mesmo casal do Se Eu Fosse Você 1, agora às voltas com uma separação e a descoberta da filha adolescente grávida. O primeiro filme ainda tinha um certo frescor, sobretudo pela descoberta, para quem ainda não sabia, de que Tony Ramos é um grande ator que também sabe fazer comédia. Só que nessa bem-sucedida continuação, o gosto de piada esticada faz amargor na boca. Saiu um certo tipo de acaso e entrou a fita métrica, pois já sabemos de antemão que todas aqueles gestos e caras que ela faz em frente ao espelho ou quando acorda serão copiados ipsis litteris por ele. O filme tem alguns momentos engraçados e, claro, Tony Ramos rouba a cena mais uma vez. Ainda assim sobra espaço para Chico Anysio e para o talento de Isabelle Drummond, talvez a única personagem em que acredita-se de carne e osso.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

4 comentários:

  1. adilson, o primeiro eu já achei bastante calculado e previsível. mas valeu pela intenção da comédia e pela performance de tony ramos. não gostei da atuação da glória pires e achei que certas cenas copiam outras de comédias americanas. não vi o segundo e não sei se me animo a ver.

    ResponderExcluir
  2. Rita,
    Tem muita gente que prefere esse segundo filme.
    Como disse no texto, o certo frescor que havia no primeiro era exatamente ver pela primeira vez o Tony Ramos no papel - ainda que também concorde com você sobre o cálculo e a previsibilidade já no número 1.
    Mas nesse segundo não temos mais isso, ainda que ele ainda protagonize cenas engraçadas.
    E como no primeiro filme, não há espaço para Glória Pires.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pek,

    Se não me engano, é a segunda vez que você assistiu a este filme, correto?

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Correto, Noel.
    Sou tão alucinado por cinema nacional que chego a ver duas vezes até os filmes que desagradam.
    Mas de qualquer forma, acho essencial ver um filme pelo menos duas vezes.
    Bjs

    ResponderExcluir