domingo, 14 de fevereiro de 2010

longas brasileiros em 2010 (35)


Filmes brasileiros assistidos ou revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

035 - Cordão de Ouro (1977), de Antonio Carlos Fontoura **

Esse Cordão de Ouro tem algumas características do lendário Besouro, como a capoeira, a exploração dos escravos, o universo do candomblé e da umbanda. Só que aqui a saga é de Jorge, um escravo que se revolta e foge na ficcticia Eldorado, encontra seu orixá Ogum no paraíso Aruanda - que lhe fecha o corpo com o cordão - e se torna um defensor de sua raça. Em Cordão de Ouro, guardada as devidas proporções, Fontoura faz o que o inglês Derek Jarman faz em seus filmes, em que o moderno invade a cena do arcaico. Só que nos filmes de Jarman esses elementos realmente invadem a cena, como a nobreza usando máquinas de escrever ou Annie Lennoux cantando Cole Porter em Eduardo II (1991). Já em Cordão, eles convivem como se fossem partes de uma mesma moeda. Mas é aí que a porca torce o rabo. Pois no universo do filme, os escravos trabalham em uma mina de selênio e são vigiados por jagunços que se vestem de amarelo no melhor estilo dos capangas da Mulher-Gato do seriado; estes são também capitães do mato que perseguem os fugitivos em helicópteros e em jipes; e ainda tem uma Zezé Motta - em bela aparição - como Dandara, que nos faz imaginar, imediatamente, que Xica da Silva tomou banho de butique e trocou o tratador de Walmor Chagas pelo Pedro Cem de Joffre Soares. Cordão de Ouro é prova de que o cinema brasileiro, principalmente o da década de 70, sabia se reinventar, o que desperta sempre o interesse. Só que esse mesmo interesse sucumbe diante a incapacidade de Fontoura, um notável cineasta, em levar à cabo, ou pelo menos deixar um pouco mais claro suas reais intenções. Afinal, como aventura falta ao filme um certo tique tique nervoso; como demonstrativo da cultura negra falta um certo aquietamento, pois é tênue o limite entre o real e o exótico - um exemplo são as vestes brancas - uma praga também em filmes sobre presos - que paracem ser lavadas em Omo a cada cena; e por fim como a história de um mito, já que terminamos sem saber muito bem o que foi contado sobre esse homem.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

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