quarta-feira, 23 de setembro de 2009

bosco, blanc, elis, e as duplas


Assisti na reprise dos melhores momentos do Sem Censura um bloco inteiro dedicado a João Bosco e fiquei babando frente a algo que já sabemos de cor:

- com ele é um compositor fantástico.

Bosco contou de seu encontro com Elis Regina, quando foi procurá-la e ela o saudou dizendo que ele podia entrar, pois Minas era muito benvinda - já que estava apaixonada por Milton Nascimento, de quem havia gravado Canção do Sal.

Bosco mostrou Bala com Bala, que ela gravou no disco daquele mesmo ano.

No programa, João Bosco mostrou trechos de várias músicas, uma sequência matadoura com Bala com Bala, Agnus Sei, Caça à Raposa, O Mestre Sala dos Mares, Dois pra Lá Dois Pra Cá, De Frente Pro Crime, O Corsário e O Bêbado e a Equilibrista.

Ou seja, só músicas geniais.

Lembro-me que tinha um vinil da Elis só com as músicas de Bosco e Blanc que era um dos meus prediletos e que ouvia dia sim e dia não também - até que dei de presente para um primo alucinado pela Elis - sua única filha tem esse nome - e que tinha a coleção completa da cantora, menos esse disco.

João Bosco e Aldir Blanc formam uma das parcerias mais iluminadas da música brasileira, como também são os contemporâneos a eles Milton Nascimento e Fernando Brant, Ivan Lins e Vítor Martins, Sueli Costa e Abel Silva, e, claro, Roberto Carlos e Erasmo Carlos - que vieram antes, mas que formam um dos encontros mais geniais do nosso cancioneiro.

4 comentários:

  1. Pek,

    A parceria de João Bosco e Aldir Blanc é sensacional e estava estacionada alguns anos. Foi retomada agora com excelentes músicas gravadas por João Bosco em seu mais recente trabalho.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que eles voltaram, pois essa dupla é realmente sensacional.
    Ainda não ouvi esse disco do João Bosco não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dois pra lá, dois pra cá...com a voz da Elis é obra-prima do cancioneiro nacional. A partir dai, fui conhecer a obra de ambos. Tinha eu uns 13 anos então...
    Também fiquei muito feliz com a retomada da parceria dos dois.

    ResponderExcluir
  4. Maurilinho,
    Foi com 13?
    Então foi anteontem, né?
    Bjs

    ResponderExcluir