sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

longas brasileiros em 2010 (272)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

272 - Vida de Balconista (2009), de Cavi Borges e Pedro Monteiro **1/2

Sorria, você está sendo filmado! Esse aviso está em todo lugar: nas lojas, no supermercado, no elevador. E é sob essa câmera, que parece ver tudo e nos deixar um tanto acuados, que a trama desse Vida de Balconista se desenrola - com direito à angulação característica e seu protagonista falando diretamente para ela. O filme é produzido pela Cavídeo Produções, originada de uma locadora descolada no Rio de Janeiro - a Cavídeo - pilotada por Cavi Borges e que funciona como nos bons tempos dos cineclubes: é possível encontrar filmes raros, curtas, e sempre dicas de quem conhece e ama o ramo. E não fica só nisso não, Cavi é também produtor e cineasta, com vários curtas no currículo e o longa L.A.P.A - co-dirigido com Emílio Domingos - sobre o universo do Hip Hop. Aqui, Cavi realiza mais um longa, dessa vez uma ficção, e outra vez dividindo a direção, agora com Pedro Monteiro - os dois também assinam o roteiro. O ator Mateus Solano, que ficaria depois conhecido nacionalmente com o sucesso da minissérie Maysa (2009) e da novela Viver a Vida (2009/2010), ambas de Manoel Carlos, é o protagonista. Ele é balconista do título, que durante um dia de trabalho recebe clientes com os mais variados perfis: o cinéfilo que não quer que a namorada, fã de Van Damme, pegue filme-porrada na sua ficha; a gordinha carente que quer mais carinho e atenção do que qualquer filme; o pernóstico que quer assistir títulos de países como Iraque e Estônia e nunca leva nada; o fiscal que quer intimidar no grito; a senhora adepta de hidroginástica que quer filme violento para depois tomar calmante e sonhar com seus ídolos; e por aí vai. Filmado em uma única madrugada em 2008 e tendo como cenário a própria locadora, Vida de Balconista é filme divertido que se utiliza do universo pop para construir suas referências estéticas e simbólicas - Quentin Tarantino, que foi balconista de locadora antes de cineasta e que trouxe muito de seu universo fílmico dali, é citado mais de uma vez, claro que de forma não necessariamente para se levar a sério, mas levando. E algumas citações são ótimas, como a brincadeira com o Cheiro do Ralo (2006), de Heitor Dhalia, com Paula Braum - atriz do filme e esposa de Solano, aqui como sua namorada. Mateus Solano tem carisma suficiente para segurar a peteca e dar um prumo para o desfile de personagens que poderiam cair facilmente na caricatura. Mesmo porque está à vontade no papel que desempenhou na série original concebida para exibição no celular. Vida de Balconista é filme que se assiste com prazer, ainda que ao final fique a sensação de que faltou algo, talvez pela escolha do foco nas situações do que propriamente nos personagens - o que bem na verdade faz até sentido, pois como o roteiro é inspirado nas situações acontecidas na locadora, a alta rotatividade de clientes não possibilitaria, necesserariamente, mais que isso.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

2 comentários:

  1. Meu caro Adilson: adoro esse filme. É um trabalho muito legal e se comunica diretamente com o público jovem, que infelizmente muitas vezes está distante do cinema brasileiro. E o Solano é excelente ator, grata revelação do nosso cinema.

    Matheus Trunk
    www.violaosardinhaepao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Matheus,
    Concordo que é filme para a juventude, mas acho que é filme bacana enquanto se vê, só que esvanece muito rapidamente depois que termina.
    Abração

    ResponderExcluir