sábado, 23 de outubro de 2010

os documentários no 2º dia da cinebh






Na Sala

Ontem na Mostra CineBH, pelo menos na primeira programação noturna, o documentário brasileiro reinou.

E reinou em chaves completamentes distintas e com apelo de público idem.

No Cine Santa Tereza foi exibido Memória Cubana, de Alice de Andrade.

Depois do interessante Diabo a Quatro (2003), em que focalizou juventude carioca em desajuste no asfalto, a cineasta filha do GRANDE Joaquim Pedro de Andrade foi à ilha de Fidel para mergulhar nos noticieiros, os cinejornais da ICAIC produzidos pelo governo desde a revolução até os anos 1980.

Panfletários do regime, mas nunca mau cinema, os noticieiros cubanos impressionam pelo registro in loco em imagens poderosas não só de Cuba, mas de inúmeros países da África, Europa e América Latina - Brasil inclusive.

Ao mesmo tempo em que coloca na tela o material, que foi tombado pela Unesco como Memória do Mundo, traz para a cena também cineastas, montadores, câmeras e outros técnicos. Memória Cubana tira sua força desses registros já existentes, já que o que está fora dele jamais tem a mesma força, e mesmo a montagem parece um tanto caótica às vezes.

comentários sobre o filme em breve


***********************************************


Na Praça

Já na Praça Duque de Caxias, que fica ao lado, o público lotou e se divertiu com Uma Noite em 67, o ótimo documentário de Renato Terra e Ricardo Calil sobre a edição do Festival da Record, em que mediram forças a tradicional MPB e o nascente Tropicalismo.

Como aconteceu na última Cineop, exibição em espaço aberto parece ser mesmo a melhor geografia para fruição do filme, pois é possível ver, ao mesmo tempo, tanto o que está sendo mostrado na tela quanto as reações imediatas do público - como gente cantarolando as músicas ou mesmo quem está passando, para, e se diverte contrapondo músicos como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque em imagens de ontem e de hoje.

E se na Cineop o frio castigou o público que não arredou pé, ontem em Santa Tereza a noite estava esplêndida, o que se revelou cama perfeita para esse que é um dos grandes filmes do ano.

comentários aqui
**********************************************

Foto Memória Cubana, de Alice de Andrade
Fotos Cine-Praça Santa Tereza - Netun Lima

clique nas fotos para ampliar

******************************************


Programação completa 4ª CineBH

2 comentários:

  1. Pek,

    Adorei estar em BH e poder ver este ótimo documentário Uma Noite em 67. E olha que estou tão compenetrado na foto que estampa este seu post!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Noel.
    A escolha da foto foi também uma homenagem a vocês.
    Bjs

    ResponderExcluir