domingo, 24 de outubro de 2010

cinema marginal e juliete binoche na 4ª cinebh





Ontem foi dia de se deslocar entre dois locais diferentes dessa quarta edição da Mostra CineBH:
- Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e Cine Santa Tereza.

No primeiro, foi exibido Belair, documentário dirigido por Noa Bressane e Bruno Safadi, sobre a produtora efêmera, mas importantíssima na história do Cinema Marginal.

Como se sabe, Rogério Sganzerla e Julio Bressane, mais a musa Helegna Ignez, se juntaram em 1970 para criarem a Belair, e durante apenas quatro meses realizaram sete filmes.

O filme de Noa e Bruno traz para as telas as imagens desses filmes com a chave estética que norteou esse que foi momento de criatividade, radicalismo e pulsação do cinema nacional não só daqueles anos 70, como também perdura em viés libertário até os dias de hoje.

Os diretores trazem também personagens centrais do momento, como Julio Bressane, Helena Ignez e Maria Gladys, resultando em obra interessante.


comentários sobre o filme em breve



**********************************


Já no Cine Tereza, a sala ficou muito cheia para conferir em sessão às 10 da noite Copia Fiel, de Abbas Kiarostami.

Como a CineBH esse ano avançou bastante na sua internacionalização, inclusive apresentando pela primeira vez curtas estrangeiros, coube também à programação de longas um cardápio de filmes de diretores importantes e premiados.

Cópia Fiel é altamente sedutor, com o encontro entre um pesquisador de arte que publicou livro sobre o valor das cópias de uma obra e uma dona de galeria.

Surpreendentemente, Kiarostami fez um tipico exemplar do cinema francês, com aquelas conversas intermináveis e apaixonantes dos personagens, mas sem deixar de lado as questões e as marcas de seu cinema - e o permanente deslocamento dos personagens é uma delas.

Juliete Binoche brilha em cada fotografama, e aqui chega em patamar de representação de algumas das maiores divas do cinema francês como Jeanne Moreau, Catherine Deneuve, Isabelle Adjani e Isabele Huppert.

É, talvez, sua mais bela interpretação no cinema.



******************************************


Programação completa da 4ª Mostra CineBH


2 comentários:

  1. vc é hiperativo. não conseguiria, nunca, acompanhá-lo culturalmente. srsrsrsr...

    ResponderExcluir
  2. Rita,
    Confesso que ontem fiquei esbudegado.
    Tanto que só consegui ver uma peça de teatro e uma sessão de curtas na CineBH.
    A peça no Dom Silvério e a sessão em Santa Tereza.
    Ufa! rsrs

    ResponderExcluir