sexta-feira, 22 de outubro de 2010

abertura da 4ª mostra cinebh










Videofilmes, música e artes plásticas

"Walter está nos Estados Unidos filmando On The Road, de Jak Kerouac, e o João está exatamente nesse momento fechando a edição da Piauí desse mês. Quem sabe como funciona a edição de jornais e revistas entende, ele está naquele momento em que o trabalho não tem hora para acabar, é o famoso pescoção".

Foi assim que Maurício Ramos, diretor-geral da produtora carioca, disse sobre a ausência dos dois e que se sentia muito feliz em estar representando a Videofilmes na homenagem da 4ª CineBH.

Disse também que não sabia se Raquel - Hallak, uma das realizadoras - pensou naquele momento específico para a homenagem, pois é um momento muito feliz, já que está fazendo exatamente 15 anos que a Videofilmes passou a se dedicar somente à produção de longas-metragens - como se sabe, a produtora foi atuante no mercado publicitário e também em produções para a TV.

Rodrigo Siqueira, diretor de Terra Deu Terra Come, filme produzido da Videlfilmes e que abriu a Mostra, participou da homenagem. E Maurício Ramos fez questão de chamar ao palco Helvécio Hatton, dizendo que ele estava ali com dois parceiros e duas gerações do cinema mineiro - como Ratton, Siqueira é de Minas, só que radicado em São Paulo, ao contrário de Helvécio, que permanece em Belo Horizonte.

A abertura da 4ª Mostra CineBH contou com atração multimidia que reuniu o cantor, músico, compositor e ator Maurício Tizumba, o grupo fundado por ele Tambor Mineiro, e a artista plástica Anna Gobel.

Foi bonita a interação entre Tizumba e Goebel, pois enquanto ele cantava ao som do tambor, ela fazia desenhos na areia (na verdade, acho que era farinha) de figuras e de símbolos da cidade - como a igrejinha da Pampulha -, que por sua vez eram exibidos na tela do Cine Santa Tereza.

A cada imagem finalizada, ela desmanchava tudo, como s monges budistas fazem com suas mandalas de areia, para em seguida fazer outros - e o final foi especialmente bonito, quando fez desenho promovendo a paz e o diálogo, com encerramento perfeitamente casado com a performance de Tizumba.

A apresentação foi muito aplaudida, e ao final, antes da exibição de Terra Deu Terra Come, Tizumba voltou com o Tambor Mineiro para finalizar a cerimônia.



********************************


Terra Deu Terra Come


Pouco depois foi exibido o documentário Terra Deu Terra Come, de Rodrigo Siqueira, filme vencedor do Festival É Tudo Verdade.

Siqueira apresentou o filme convidando o público para apreciar, a partir do personagem central, o ser mineiro, o jeito do mineiro, a fala do mineiro, o mistério do mineiro, a ambiguidade do mineiro.

Poderia parecer estranho, já que estamos na capital do estado, se a platéia não estivesse formada também por convidados nacionais e internacionais. Fora, que ali a própria gente da terra poderia se ver em uma das mais belas faces de sua cultura.

Interessante mergulho no resgate das tradicões africanas e mineiras a partir do personagem Pedro de Almeida, morador de quilombola na região de Diamantina, em Minas Gerais, e que é mestre de cerimônias de velório e cortejos fúnebres fincado nas raízes da cultura negra.

Ainda que às vezes se alongue desnecessariamente, Terra Deu Terra Come é mais um filme a explorar com inteligência os limites entre a realidade e a representação no documentário, além de contar com personagens absolutamente sedutores em sua rusticidade e poesia Roseana do sertão.

Brevemente comentários sobre o filme aqui.


**************************

Foi assim iniciada a programação da 4ª Mostra CineBH, que até o dia 26 vai apresentar programação de 78 filmes, oficinas, debates, workshops e atrações musicais e circenses.

Foto fachada do Cine Santa Tereza - Pedro Silveira
Foto organizadores Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak - Netun Lima
Foto Helvécio Ratton, Rodrigo Siqueira e Maurício Ramos - Victor Schwaner
Foto atração Maurício Tizumba e Anna Gobel - Pedro Silveira

clique nas fotos para amplia-las


*****************************************


Programação completa 4ª Mostra CineBH

http://www.cinebh.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário