terça-feira, 3 de agosto de 2010

longas brasileiros em 2010 (178)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

178 - Uma Verdadeira História de Amor (Cio) (1971), de Fauzi Mansur ***

Fauzi Mansur foi um dos mais atuantes nomes da Boca do Lixo, com direção de quase quarenta filmes e mais tantos outros como produtor. Depois de dirigir comédias com Dedé Santana e Renato Aragão, em fase pré-Trapalhões, realizou seu primeiro drama com esse Uma Verdadeira História de Amor, também conhecido como Cio. Mas aqui, ainda que o tema seja altamente ousado para a época de ditadura ferrenha, o resultado fica aquém do enorme talento do cineasta. Maestria mesmo ele mostraria dois anos depois com o acachapante e estruturalmente sofisticado A Noite do Desejo (1973). Na história, Francisco di Franco é um engenheiro da indústria automobilística de casamento marcado com Márcia Maria, moça da alta sociedade. No inicinho da trama, em uma de suas escapadas com a amante Marlene França, vê um garoto retirante na estrada e fica fascinado. Tempos depois reencontra o menino Darci como engraxate, vira seu tutor, mas é assolado por paixão fulminante por ele e se debate ante o despertar do desejo homossexual, que não entende muito bem. Como diz a bela canção do poeta baiano, "a gente nunca sabe o lugar certo onde colocar o desejo". E o mestre Buñuel fez uma de suas obras-primas sobre isso, Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977). Mas se há poesia refinada no eterno tropicalista e genialidade absoluta no provocador espanhol, em Cio há um certo descompasso. Enfrentar desejos indesviáveis não é mesmo tarefa fácil, e aqui o carisma habitual de Francisco di Franco - que está loiro e guapo como sempre - consegue dar substância para seu personagem - ainda que seus pensamentos narrados não conseguem, pela voz, dar o peso de seu conflito. Já na interpretação do garoto Darci, todas as nuances são reverberadas em grande e comedida atuação. Aqui e acolá podemos perceber do que Mansur poderá fazer em outros filmes, como na bela cena em que Di Franco invade a casa de Marlene França para provar sua masculinidade - sem dizer uma palavra sequer e só com olhares, o drama se estabelece entre eles em sequência belamente filmada - e as presenças de Claudio Portioli na fotografia e de Antonio Meliande nas assistência de câmera quer dizer muito aí. Uma História de Amor é filme importante e corajoso para a época - e mesmo que fosse hoje, seria proibido acusado de incitação à pedofilia - e seu maior mérito está aí. Mas o melhor do cinema de Fauzi Mansur ainda estava por vir.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

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