sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os Monstros é destaque de ontem na mostra de tiradentes.


Uma quinta-feira de muitas atividades aqui na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Para o site Mulheres do Cinema Brasileiro, entrevista com a cineasta Cláudia Mesquita e depoimentos do músico David Tygel, do produtor e cineasta Cavi Borges, e dos cineastas Alain Fresnot e Cláudio MacDowell.

Em breve, esse material estará disponível lá no site.

Já na programação de filmes, foi a vez de conferir duas produções.

*******************************
Os Monstros

A primeira foi Os Monstros, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes - os Irmãos Pretti & Primos Parente.

Se em Estrada para Ythaca, os amigos se reuniam para saudar um deles que morrera, agora nesse Os Monstros a amizade está, novamente, no centro do foco.

Isso porque um deles, um músico nada ortodoxo, é abandonado pela esposa e procura teto e afeto na companhia dos amigos - dois deles técnicos de som, e um guitarrista que chegará depois.

Um dos melhores filmes dessa edição da Mostra, Os Monstros diverte com a história desses amigos e faz uso absolutamente sedutor da música em sua trilha sonora.

As cenas ao som de cover de Djavan no barzinho e do amasso embalado por Veneno, com Marina Lima, são deliciosas.

O mais engraçado, no entanto, foi o que aconteceu no entorno.

Exatamente atrás de mim se sentaram uma senhora, uma mulher daquelas de 40 do Roberto Carlos, e três crianças/adolescentes.

Logo logo a senhora e a mulher de quarenta começaram a falar bem ali no pé do meu ouvido. Pedimos dilêncio, e nada. Daí olhei para trás, encarei-as, e uma delas não se fez de rogada: "Algum problema?", me perguntou.

Daí já pensei com os meus botões: fudeu! Vou ter que passar o filme todo com essa gente tagarela, já que o cinema estava cheio e eu não estava com nenhuma vontade de me mudar de lugar.

Só que aconteceu o inacreditável: a raiva virou diversão.

Isso porque a senhora já foi logo dizendo:

- será que vai aparecer muito monstrinho feio?

(ou seja, elas acreditavam piamente que iam ver um filme de terror)

Foi impossível não rir. E a risada aumentou na hora que um dos Pretti - que também atua - apareceu de perfil com sua barba longa e ela emendou:

- Esse deve ser o lobisomem.

Daí a pouco os meninos disseram: "nós vamos embora, se o filme for bom vocês nos contam depois".

Mas, é claro, isso não foi possível, pois vendo a narrativa não convencional, elas logo desistiram de ver monstros e deixaram a sala do cinema em debandada.

Em breve, comentários sobre Os Monstros aqui no Insensatez.

*********************************
Santos Dumont - Pré-Cineasta?

Santos Dumont - Pré Cineasta?, de Carlos Adriano, foi um dos filmes exibidos ontem na Mostra Aurora - o outro foi Os Residentes, de Tiago Mata Machado.

O doc é sobre a descoberta de uns carretéis de fotografia para exibição no mutoscópio - um dos mecanismos pré-cinematografo -, com imagem rara e inédita de Santos Dumont.

Daí, passamos a conhecer não só essa ligação de Santos Dumont com o cinema, como também da importância do mutoscópio para a época - o aparelho era muito adquirido para consumo doméstico.

Há, desde o início desse Santos Dumont - Pré Cineasta?, imagens do cineasta e pesquisador Bernardo Vorobow, que a gente não sabe muito bem o porquê de estarem ali - a não ser para quem sabia da ligação entre realizador e personagem -, chave que será decifrada apenas ao final do filme.

Em breve, comentário sobre o filme aqui no Insensatez.

************************
Foto:
- entrega de placa para equipe de Os Monstros.
Crédito: Pedro Silveira
****************************************

Hoje, dentre os inúmeros seminários, haverá mesa que vai reunir os cineastas Carlos Diegues, Geraldo Sarno e José Joffily - com mediação do crítico Inácio Araújo - com título de Vozes da Experiência, em que eles vão falar sobre o cinema brasileiro contemporâneo.

Ainda durante à tarde, lançamento das publicações Revista Filme Cultura - Edição 53 - nessa edição, está publicada lista de filmes do coração de diversas personalidades do cinema brasileiro, e eu tive a honra de participar;

e do livro Cinema de Garagem, de Dellani Lima e Marcelo Ikeda - segundo eles, um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI.

Já na tela do Cine-Tenda, à noite, os filmes Transeunte, uma ficção de Erik Rocha; o doc Vigias, de Marcelo Lordello; e a ficção Riscado, de Gustavo Pizzi - no Cine-Praça será exibido o doc Copa Vidigal, de Luciano Vidigal.


Um comentário: