terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Começou a mostra aurora em Tiradentes



Dia de colher muito material para o site Mulheres do Cinema Brasileiro.

Depois da entrevista com a atriz Ana Maria do Nascimento e Silva e do depoimento do cineasta e produtor Zelito Viana, foi a vez de montar guarda aqui nos corredores do Centro Cultural Yves Alves, onde fica o Cine-Teatro e a Sala de Imprensa.

Daí, entrevistas bacanas com a atriz Arieta Correa, com as cineastas Marina Meliande e Mariana Caltabiano.

E também depoimentos com o ator-homenajeado Irandhir Santos, com o cineasta Eric Laurence, e com o crítico Rodrigo Fonseca.

Todo esse material será pubicado lá no Mulheres.


***************************************

Enchente

À noite, foi apresentado o primeiro filme da Mostra Aurora, recorte dentro da Mostra de Tiradentes, em que são exibidos títulos que serão premiados pelo Júri da Crítica e Pelo Júri Jovem - esse último, formado por alunos de uma oficina de crítica ministrada pelo curador Cléber Eduardo.

Foi exibido no Cine-Tenda o doc Enchente, de Julio Pecly e Paulo Silva.

Produzido pela Cavídeo, de Cavi Borges, o filme retrata a enchente de 1996 que assolou o Rio de Janeiro, em que 80 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas na comunidade da Cidade de Deus.

O foco de Enchente é essa tragédia de 96, mas ainda assim há lá o registro de outras históricas que assolaram a capital carioca, prova inconteste de que o surgimento delas sempre foi cumprimento de ritual de morte anunciada.

Como não poderia deixar de ser, está lá também, registrado em texto, a recente que assolou a região Serrana. Mas as imagens são mesma as da década de 90.

Enchente poderia ser mais um filme vocacionado para a TV, se não fosse o grande diferencial - um achado - de usar imagens de registro de um próprio morador da Cidade de Deus, que na época tinha acabado de comprar a filmadora há poucos meses e estreou o equipamento filmando aquele momento trágico.

Isso faz diálogo direto com os próprios diretores, já que eles também foram vítimas do mesmo acontecimento na época.

Ainda que utilize imagens de jornalismo, o filme cresce exatamente por causa desse registro in loco, de um morador que vê seus vizinhos e suas casas sendo destruídas, mas que mantém a câmera ligada em meio a dor.


Em breve, comentários sobre Enchente aqui no Insensatez

********************************

Foto: Equipe de Enchente
Crédito: Pedro Silveira

***********************************

Hoje, dentre tantas outras atrações, tem lançamento do Guia dos Festivais 2011, da Associação Cultural Kinoforum, e mais filme na Mostra Aurora, com a exibição do doc Remições do Rio Negro, de Erlan Souza e Fernada Bizarria.

Mais informações:
http://www.mostratiradentes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário