sábado, 29 de janeiro de 2011

O filmaço transeunte e o lançamento de manifesto na mostra de tiradentes







Depois do bacanérrimo Os Monstros, dos Irmãos Pretti & Primos Parente, a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes exibiu ontem o melhor filme dessa edição - quer dizer, até agora, pois ainda tem mais exibições hoje - :

- Transeunte, de Eryk Rocha.

Aliás, ontem foi uma noite especial para os longas, pois teve exibição também de outro bom momento da mostra: Riscado, de Gustavo Pizzi.


**********************

Transeunte



Exibido no último Festival de Brasília - Prêmio (merecidíssimo) de Melhor Ator para Fernando Bezerra -, Transeunte é mesmo um filme especial dentro dessa recente produção do cinema brasileiro.

Muito se fala, em festivais e mostras, sobre um cinema-poesia, e aqui em Tiradentes já tivemos pelo menos dois belos exemplares: O Gerente, de Paulo Cézar Saraceni - filme de abertura da mostra- e agora esse novo trabalho de Eryk Rocha.

O filme foca seu olhar em Fernando Bezerra como um recém-aposentado, que nesse novo estado de coisas torna-se um observador atento do que lhe ocorre em volta, e, vez ou outra, protagoniza também seus momentos.

Com pinceladas de diálogo com o cinema de sua mãe, a cineasta Paula Gaetán - diretora dos belos O Diário de Sintra e Vida -, mas com assinatura toda própria - o uso do som é impressionante - Eryk Rocha fez de seu Transeunte um dos grandes momentos dessa 14ª Mostra de Tiradentes.

Em breve, comentários sobre o filme aqui no Insensatez.


*****************************

Vigias


Produção de Pernambuco, o doc Vigias, de Marcelo Lordello, foi exibido ontem dentro da Mostra Aurora.

O filme acompanha uma noite de cada vigia, ouvindo suas impressões sobre a profissão, a rotina e o papel que ocupam.

Em tom quase minimalista e com ótima fotografia do craque Ivo Lopes, Vigias não é filme que agrade facilmente qualquer tipo de platéia durante o mostrado, mas que alça seu relato em muitos tons acima ao seu final.

Em breve, comentários sobre o filme aqui no Insensatez.


******************************

Riscado


A Cavídeo, de Cavi Borges, apresentou curta e longas aqui nessa 14ª edição, sendo esse Riscado o melhor momento da produtora aqui em Tiradentes.

Dirigido por Gustavo Pizzi, ele anunciou na abertura que sua protagonista, Karine Teles, não pode estar presente, pois ficou em casa cuidando dos gêmeos recém-nascidos - cineasta e atriz são casados.

Karine Teles é ótima surpresa, pois o filme está todo calcado em sua personagem e ela jamais deixa a peteca cair. Aliás, muito pelo contrário, ela é alma do filme, que conta a história de uma atriz que se vira para viver da sua arte e pagar suas contas.

Entre os ensaios de uma peça e animações contratadas de todo tipo - panfletagem a rigor, apresentação em aniversário e telegrama animado - ela busca seu lugar ao sol.

Em breve, comentários sobre o filme aqui no Insensatez.


**********************************

Manifesto


Ontem teve ainda balanço da Mostra com a coordenadora Raquel Hallak, momento em que um grupo de cineastas e profissionais do cinema lançou um manifesto que discute novas possibilidades e políticas para a continuidade de produção do cinema brasileiro.

O manifesto Carta de Tiradentes foi lido pelos atores Irandhir Santos - ator homenageado da Mostra - e João Miguel, e será entregue para as autoridades federais.

Assinaram a Carta nomes como Sérgio Borges, Felipe Bragança, , Eryk Rocha, Eduardo Valente, Marília Rocha, Maurilio Martins, Ivana Bentes, André Novais, Gabriel Martins, Vania Catani e Paula Gaetán.


*****************************

Fotos:
- Cineasta Erik Rocha
Crédito: Leonardo Lara

- Manifesto Carta de Tiradentes - Raquel Hallak - coordenadora da Mostra de Tiradente - e os atores João Miguel e Irandhir Santos.
Crédito: Pedro Silveira

**************************************

Para o site Mulheres do Cinema, foi a vez de fazer entrevista com a atriz Gisele Werneck, e gravar depoimentos com os cineastas Geraldo Sarno e Cacá Diegues.

******************************

Hoje é o último dia da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e dentre a vasta programação, exibição de Ex-Isto, filme experimental de Cao Guimarães; No Olho da Rua, de Rogério Corrêa, e O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges.

Haverá também, na solenidade de encerramento, o anúncio dos vencedores do Prêmio Aurora e do Júri Popular.

Mais informações:
http://www.mostratiradentes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário