quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

deixa eles entrarem


Nesse ano que se finda fui poucas vezes ao cinema para ver filme estrangeiro.

Ontem fui para ver Abraços Partidos, de Pedro Almodovar.

Não é o melhor Almodovar, mas continuo gostando muito.

Achei o filme alongado, mas tem a assinatura inconfundível do cineasta e da qual gosto muito - como na hora em que é revelado uma paternidade e o personagem fala "ah é, que legal".

Ou seja, sem dramas, marca desse desconcertante cineasta que é capaz de falar sem pudor em seu cinema das mais variadas formas de sexo, de pedofilia, de estupro e de amor com o pé acelerado no melodrama - gênero que adoro.

Foram poucos filmes estrangeiros esse ano, mas dos vistos, alguns fundamentais e que adorei, como

o desconcertante Anticristo, de Lars Von Trier;
e o perturbador Deixa Ela Entrar (foto), de Tomas Alfredson.

(Vicky Cristina Barcelona foi do ano passado?)

Cada um deles valeu a pena e muito em deixar o meu mergulho profundo na filmografia do cinema nacional ao qual me propus.

4 comentários:

  1. Pek,

    Também não achei Abraços Partidos em nível igual aos melhroes de Almodóvar (como A Lei do Desejo, Kika, Mulheres... e Tudo Sobre Minh Mãe, meus prediletos), mas gostei e continuo achando bem melhor do que muitos filmes que passam nos cinemas nos dias atuais. Quanto à Vicky Cristina Barcelona, é de 2008, pois o vi no cinema no dia 30/11/2008 (anoto tudo que vejo).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Noel,
    Esse ano não tivemos filme de Woody Allen não?
    Minha memória tá péssima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pek,

    O mais recente filme de Woody Allen, Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works), de 2009, tem estreia prevista no Brasil para março de 2010.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Noel.
    Depois que deixei de ser programador de cinema, faço a maior confusão.
    Bjs

    ResponderExcluir