sábado, 16 de maio de 2009

adendo


Um amigo me questionou, muito apropriadamente, como distinguo Norma Bengell e Helena Ramos como duas das dez mais importantes atrizes do cinema brasileiro, se em meu trabalho no site Mulheres do Cinema Brasileiro coloco todas as mulheres em pé de igualdade e de importância.

O que expliquei para ele, explico aqui:

- Cada pesquisador se vale de uma metodologia e a que eu persigo está profundamente ficanda nesse conceito de que realmente TODAS as mulheres têm a mesma importância para a história do cinema brasileiro, pois cada uma delas contribuiu ou contribui para a construção de nossa identidade fílmica.

Mas no geral, as correntes de pesquisa destacam figuras pelo seu relevo em um determinado momento histórico, movimento ou ciclo. E é sob essa ótica que fiz a distinção, em plano geral, e não no meu plano específico.

Como todos sabem também, minha atriz do coração é Isabel Ribeiro, que não à toa intitula a sala dedicada às atrizes no meu site. Mas também admiro todas as outras, não só atrizes, mas das outras diferentes áreas do cinema brasileiro.

Porém, se fossemos distinguir por essa visão geral, como meu amigo me questionou, podemos até listar essas atrizes - que extrapolam as 10 mais, aqui mais como figura de linguagem - e que são aquelas que, para qualquer linha de pesquisa, seria impossível não falar sobre elas.


E caros, sob essa ótica, é impossível não falar de Helena Ramos, musa absoluta da década de 70 e do cinema popular.


Na foto, a pioneira e incontornável Carmen Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário