segunda-feira, 16 de novembro de 2009

extremos do prazer


Todo mundo sabe da minha admiração pelo cineasta e pelo cinema de Carlos Reichenbach.

E sabem também que ele é padrinho do meu site, Mulheres do Cinema Brasileiro, e que tive a honra de ser premiado por ele em 2005 com o Prêmio Especial Quepe do Comodoro.

Pois bem, ainda que falte ver filmes essenciais de Carlão, como Lilian M - Relatório Confidencial e Amor, Palavra Prostituta, tenho um certo conhecimento da obra do diretor.

Já assisti, alguns mais de duas vezes:

- A Ilha dos Prazeres Proibidos
- O Império do Desejo
- As Safadas - segmento A Rainha do Fliperama
- Filme Demência
- Anjos do Arrabalde
- Alma Corsária
- Dois Córregos
- Garotas do ABC
- Bens Consficados
- Falsa Loura.

Mal sabia eu que ainda conheceria o belíssimo Extremos do Prazer (1983).

Que maravilha de filme.

E que direção! Anos-luz equidistante de muita caretice e bom-comportamento em muitos filmes de hoje.

Está lá, em Extremos do Prazer, tudo o que há de melhor do cinema de Carlos Reichenbach.

O olhar humanista em trama que abre espaço para política, filosofia, lirismo, erudição, desejo e sexualidade para falar da condição humana.

E de quebra, as musas deslumbrantes - Taya Fatoon (foto) - que mal conhecia, a não ser de nome; Rosa Maria Pestana, Vanessa Alves e Sandra Graffi.

Extremos do Prazer apresenta ainda o melhor trabalho de Luiz Carlos Braga no cinema.

Filmaço!


post-homenagem para Sérgio Andrade

5 comentários:

  1. Que bom que gostou, Adilson. Como disse na Zingu! esse é meu preferido do Reichenbach, mas também ainda me falta ver alguns: Lilian M, Amor Palavra Prostituta, Paraíso Proibido.

    Grato pelo post-homenagem :)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Foi maravilhoso enfim conhecer esse filme, meu amigo. Serei eternamente grato.
    Um abraço,
    Adilson

    ResponderExcluir
  3. Você poderia disponibilizar o filme completo, bem como outros de Reichenbach?

    ResponderExcluir