sexta-feira, 4 de setembro de 2009

terezinha


Esses tempos musicais são mesmo estranhos.

Enquanto Ana Carolina arrebanha fãs com seu canto gritado - às vezes até acerta, mas é uma vez em 20 - e Ivete Sangalo com seu populismo fake, outras cantoras ficam à margem da margem.

Como Terezinha de Jesus, essa extraordinária cantora do Rio Grande do Norte que gravou belíssimos LPs, mas que não chegaram ao CD - só mesmo algumas coletâneas, como a 20 Super Sucessos dedicada à ela, e que não fica longe do meu som.

Tinha um LP dela chamado Vento Nordeste, que adorava - seu registro (obra-prima) para a bela canção de Sueli Costa e Abel Silva homônima é muito superior à também bela gravação de Simone.

E nessa coletânea, tem diamantes, como suas gravações de Pra Incendiar seu Coração (Moraes Moreira/Patinhas); Curare (Bororó); Coração Imprudente (Paulinho da Vila/Capinam); Prece ao Vento (Gilvan Chaves/Alcyr Pires/ Fernando Luiz);

e Cigano (Raimundo Fagner).

Como a era DVD, que deixa para trás grandes filmes brasileiros, a do CD também faz a mesma coisa. Sobretudo para muitos cantores populares - que os esnobes e ignorantes chamam de brega, e tantos outros que foram banidos pela indústria cultural.

2 comentários:

  1. Pek,

    Esta deve ser do acervo do CRCB. Não conheço e fiquei curioso.
    Você deve estar super feliz, já que o Canal Brasil vai passar 16 filmes da deusa dos anos 70, a querida Helena Ramos. Prepare o gravador...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Noel,
    Ela é bem antes do CRCB, pois minha paixão por Terezinha de Jesus é ainda do tempo do vinil. Você, que como eu, aprecia as cantoras precisa conhecer.
    Quanto à Mostra Helena Ramos é mais que merecida para essa autêntica deusa do cinema nacional. Mas do nque vi ainda não tenho poucos, acho que só o Mulher Objeto - o maior sucesso da musa - e Lucíola.
    Bjs

    ResponderExcluir