quinta-feira, 2 de julho de 2009

as meninas de lygia e de maitê


Leio, surpreso, na Folha, declaração raivosa de Lygia Fagundes Telles - minha escritora predileta - sobre Maitê Proença.

Segundo a nota, o quiproquo é porque Maité vai estrear peça de sua autoria na sexta com o nome de As Meninas - mesmo nome do meu livro predileto de Lygia - contrariando a autora, que terá o seu livro adaptado para os palcos por Maria Adelaide Amaral.

A coluna diz que a atriz ia mudar o nome, mas que voltou atrás, causando a ira da autora.

Lygia, que é sempre fina, subiu mesmo nos tamancos e diz que tem vontade de ir na estréia da peça de Maitê, subir ao palco e chamá-la de ladra.

Nu!!!

É incrível como, ultimamente, Maitê Proença vive metida em confusão.

Lembro-me de quando aconteceu aquela hostória da Suzana Vieira com o doidão, ela escreveu muita merda sobre o episódio, o que causou a ira da família do moço.

E vez ou outra leio algumas declarações bobas - e até absurdas - da atriz.

Nesse caso com a Lygia, nem sei dizer o que aconteceu, pois se a coluna diz que ela pensou em mudar o nome, mas voltou atrás, é porque talvez já tinha alguma conversa entre as produções.

O que me causou espanto mesmo foi o tamanho da ira da escritora - como se sabe, As Meninas é o livro mais importante de Lygia, e quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo.

O saudoso cineasta David Neves sonhava em levar o livro para as telas com Lucélia Santos na pele da inesquecível Lorena Vaz Leme - as outras meninas são Maria Clara da Conceição e Lia de Melo Shultz.

Emiliano Ribeiro, assistente de David, foi quem dirigiu o filme, que é delicado, mas fico pensando como poderia ser grande nas mãos do diretor de Memórias de Helena e tantos outros filmes iluminados.

Fora que acho que Lucélia Santos nasceu mesmo para ser Lorena.

Pena que com a idade não dá para ser mais - no filme ela é interpretada por Adriana Esteves em bonito trabalho.

3 comentários:

  1. Bom, essa Maitê é muito estranha, ela fala umas besteiras que ninguém merece. Agora ela ta com uma mania de querer ser "uma mulher inteligente", mas isso não é muito provável que aconteça. A Lygia sim é inteligente por natureza. A diferença entre as duas, é que uma já nasceu com esse talento e inteligência, já a outra, fica ai forçando uma coisa que não se compra em uma loja, o talento. Sou totalmente a favor de a Lygia subir no palco e chamá-la de ladra. E se fosse possível, gostaria de estar para ajudá-la.

    ResponderExcluir
  2. Carlinda,
    A Lygia é minha escritora predileta e As Meninas é meu livro de cabeceira.
    Mas gosto da Maitê Proença como atriz, sobretudo nos filmes do Guilherme de Almeida Prado.
    Nessa história nem tomei partido, o que me estranhou foi a ira da Lygia, normalmente tão contida.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Sem comentário,gente. Logo com quem...com ELA. a grande, a enorme da litertura. Que audácia! Vocês já repararam que,quanto mais medíocre e deficitária uma criatura,suponho que,por isso mesmo,também mais abusada?. A Maitê, francamente,sempre "aquela tampa de cortiça", leve e vazia em todos os sentidos,agora se mete o programa "Saia Justa",o q.,a ropósito,o desvaloriza muito,com seus apartes inoportunos,bobos,sem qualquer conistência, desinformados,se atropelando e interrompendo opiniões esclarecedoras de mulheres realmente inteligentes como a MÔnica e a Márcia,agora nos solta aos quatro ventos esse disparate sem proporções sobre a Lygia Fagundes Telles. Que momento infeliz, meu Deus! Pois é. A ela que só tem préstimos pªdecorar trechos de telenovelas e filmes escritos pelos outros,quer agora dar uma de intelectual e ainda por cima ousando competir com Monstros Sagrados dessa têmpera. Gente! Por favor! um help!,um S.O.S!... Vamos dar um cala-boca nesse pessoal pequeno e sem qualquer estrutura,em nome do nosso peso cultural,pelo menos,justo em programas assim do quilate do "Saia Justa",que não devem permitir tais discrepâncias_um programa como poucos que já nos restam _ dizendo abobrinhas fétidas e até mentiras dos nossos ídolos,que isso não recomenda bem. Puxa vida! Já vivemos num país de analfabetos,de gente que pouco se importa com cultura (e literatura, então,nem se fala),haja vista fatos dessa natureza, para sujar ainda mais nossas obras de arte desse jeito, que já são escassas e tão mal apreciadas... E ainda na televisão,um veículo direto de informação aos nossos filhos e jovens. Assim não dá mesmo. Por isso aqui fica um apelo cheio de preocupação ao "Saia Justa",incluindo uma oportuna ocasião de sugerir mudanças,sim,mas não só no cenário, que estava até aconchegante naquele círculo de vcs.fecnahdo temas tão interessantes e inteligentes.Com a saída da Luana Piovani do grupo,ufa!!!já melhorou bastante o seu contexto. ERA GRITANTE A DESPROPORÇÃO. Agora esta seria a gota que estava faltando para entornar a desarmonia e mesmo,(desculpe a expressão),um "puta" gancho para mais uma sensata e feliz substituição em nome de seu padrão cultural. Pensem nisso com carinho. Sabemos que é delicado pra vcs.,mas necessário pªo bom conceito de um programa tão maravilhoso como esse firmar opções mais acurada de seus paricipantes.
    Um "tieti", não só da Lygia, claro, que aqui dispensa ressaltar, mas sobretudo do "Saia Justa". E que só pretende vê-lo crescer cada vez mais no nosso universo televisivo já tão vazio de qualidades positivas e, lamentavelmente, mais entremeados de violências,tragédias,barulhentos e insuportáveis ambientes de auditório e comédias pastelão. Daniel Nunes Nesi.

    ResponderExcluir