sábado, 22 de janeiro de 2011

emoção, política, moda e cinema de alta cepa na abertura da mostra de tiradentes








A abertura ontem da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes teve de tudo um pouco.

Teve o cerimonial de praxe, teve apresentadora inesperada, teve fala de homenageados, teve presença da Ministra da Cultura Ana de Hollanda, teve desfile de moda, teve exibição de filme.

Mas os pontos mais altos foram, na ordem, a apresentação descontraída e cheia de verve de uma exuberante Dira Paes; a fala emocionadíssima do pai do ator Irandhir Santos - um dos homenageados da Mostra; e a exibição de O Gerente, último rebendo de Paulo Cézar Saraceni - o outro homenageado.

Dira Paes circulou pela passarela montada para o desfile de Ronaldo Fraga com beleza, tesão e bom humor. E divertiu a platéia quando tinha dúvida com a pronuncia de alguma palavra - como Fiemg, por exemplo "É FI E MG?" perguntou, para resposta divertida e amorosa da plátéia "é Fiemg"; ou quando pedia para participar de fotos históricas, como a que reuniu os homenageados.

O pai de Irandhir Santos, Marcos Santos, que é músico, contou histórias de família, da terra, e da infância do filho, e disse que tinha certeza de que se ele não fosse o que é hoje, seria com certeza músico - "ele toca teclado direitinho". E quando Irandhir se emocionou falando dos pais - a mãe, Helena Maria, também estava presente - o patriarca se emocionou ainda mais, chorando ao ombro da esposa.

E por fim, teve a exibição de O Gerente, um Paulo Cézar Saraceni surpreendente em aposta total na poesia, com investigação de linguagem que resultou em belos planos-sequências - mas sem o filtro pop que ronda uma quase nova mania na recuperação do recurso.

Hà inúmeras cenas banhadas em beleza, mas uma de encanto maior coloca Ney Latorraca - o protagonista - em dança com inventiva exploração de recurso espacial com Letícia Spiller.

O Gerente tem ainda como protagonistas Ana Maria Nascimento e Silva - esposa há três décadas e meia de Saraceni - e Joana Fomm. Essa última, ausência mais que sentida por esse escriba, que veio a Tiradentes em gozo maior por achar que estaria frente a frente com uma das mais talentosas atrizes que esse país já pariu.

Em breve, comentários sobre O Gerente aqui no Insensatez

Fotos:
- Dira Paes e Irandhir Santos
- Desfile Ronaldo Fraga
- Paulo Cézar Saraceni beija Julio Bressane
- Irandhir abraça o pai, tendo ao fundo a mãe
Crédito: Leonardo Lara

-------------------------------------------------------------------------------------

Hoje, a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes iniciou o ciclo de seminários, abrindo espaço para os dois homenageados - e convidados - conversarem com o público.

A mesa de Irandhir reuniu os cineastas Claudio Assis, Eric Laurence, Kleber Mendonça Filho e Leonardo Lacca. Já o de Paulo Cézar Saraceni reuniu os cineastas Julio Bressane, Zelito Vianna - produtor de O Gerente -, Ricardo Miranda - montador do filme -, e Ana Maria Nascimento e Silva - uma dos protagonistas.

Lá pelas tantas, Bressane incorporou a persona característica ao dizer que esperava mais das discussões da platéia, tendo em vista a excelência do filme do homenageado.

Para alguns fica uma postura um tanto pedante, mas é impossível não ficar totalmente seduzido por algumas de suas falas: "Não há mais tempo para o culto sensível, tudo se transformou em guloseimas"; "O cinema do Paulo Cézar sempre foi uma linha de força. Ele me dá uma possibilidade de transcendência".

------------------------------------------------------------
Hoje à noite haverá tempo ainda para conferir dois docs em pré-estreia: Avenida Brasil Formosa, de Gabriel Mascaro; e Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven - pena que, por questão de horário similar, não será possível conferir o doc Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan.

Mais informações no site:

2 comentários:

  1. Queria estar ai vivendo isso tudo. Deve estar muito legal e bacana (se é que podemos usar esses dois adjetivos ao mesmo tempo). Sucesso para você nesta semana e vou acompanhar pelo seu blog (na medida do possível, claro...) Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. Aqui tá bem bacana, Marco.
    E ter sua presença como leitor aqui do Insensatez é mesmo um luxo.
    Bjs

    ResponderExcluir