quarta-feira, 28 de julho de 2010

longas brasileiros em 2010 (172)


Filmes brasileiros assistidos e revistos em 2010 no cinema, no DVD e na televisão.
(em 2009 - 315 filmes)

172 - Gente Fina é Outra Coisa... (1977), de Antonio Calmon *****

Fazer lista de melhores é sempre uma tarefa ingrata. Mas se a dita for sobre os melhores cineastas brasileiros de todos os tempos será impossível não passar por Walter Hugo Khouri. Como será impossível não passar por Jean Garret. E como também será, definitivamente, impossível não passar por Antonio Calmon. Dono de uma filmografia impactante, a câmera de Calmon é sempre tesuda, sacana, indecente, desconcertante e necessária E vamos combinar que poucos sabem como ele utilizar melhor as músicas em seus filmes. Como nesse Gente Fina é Outra Coisa, em que há Odair José, Wando, Elvis Presley e Guantanamera. No filme, Ney Santana é Tadeu, guapo em seus vinte e três aninhos, um pobretão chegado à uma boa cama de granfinas. A trama tem três capítulos - A Guerra das Lagostas, Chocolate ou Morango, e O Prêmio - com variação de elenco, mas sempre com ele dando as cartas. Não é tipico filme de episódios com, por exemplo, três diretores ou três histórias diferentes. Aqui, acompanhamos o mesmo personagem de Ney, só que em situações distintas, ou em três atos como o filme anuncia. No primeiro - o melhor de todos - ele é copeiro assediado e repudiado por Maria Lucia Dahl, a patroa que morde e assopra. Cansado de ser humilhado, ele vai querer dar o troco. No segundo ele é o motorista sobre o qual Louise Cardoso, em véspera de casamento, crescerá o olho em meio a predileção por sorvetes. E no último é um misto de copeiro e jardineiro metido em embolada familiar e com a cabeça virada por três deusas: Márcia Rodrigues, a patroa; Selma Egrei, a amiga da patroa; e Kátia D´Angelo, a arrumadeira. Produzido por Pedro Carlos Rovai e com roteiro de Leopoldo Serran, Calmon, Rovai e Mauro Rasi, Gente Fina é Outra Coisa é clássico do cinema popular dos anos 1970. Todos os segmentos são bacanérrimos, mas realmente é em A Guerra das Lagostas que se vê plenamente a genialidade desse moço, que, infelizmente, abandonou o cinema e se bandeou para a TV. Ney Santana está perfeito como Tadeu, mas é Maria Lucia Dahl que mostra, mais uma vez, porque é uma das musas incontestáveis de Calmon. A atriz encarna perfeitamente o propósito do cineasta e faz de suas personagens - como em O Bom Marido (1978), por exemplo - um misto de ironia e feminilidade exposta e falsamente ultrajada. Em cenas como a de dança-esfrega com Marieta Severo, essa em papel bem diverso dos que a vemos comumente, está toda a pulsação do cinema de Calmon. Assim como nas de Maria Alves e Glória Cristal se balançado na cozinha aos versos de A Noite mais Linda do Mundo (A Felicidade), de Odair José, e cantarolando Moça, de Wando - que também é usada magistralmente na cena de cama. Só esse ato vale toda a filmografia de muita gente por aí.

Cotações:
+ ruim
* fraco
** regular
*** bom
**** muito bom
***** ótimo

4 comentários:

  1. Esse do Calmon eu não conhecia (e sou um grande fã também do diretor!). Não vejo nada dele desde Quem Matou Pixote? Vou à proucra desse.

    Cultura na veia:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, parabéns!

    Fiquei com uma curiosidade. Já que está revendo os filmes, gostaria muito de saber onde você os consegue, principalmente os mais antigos. Tenho um problema imenso em encontrar filmes brasileiros das décadas de 60 a 80...

    ResponderExcluir
  3. Pseudo,
    Quem dirigiu o Quem Matou Pixote foi o José Joffily.
    O cinema de Calmon é indispensável.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Roberta,
    Fico muito feliz que tenha gostado.
    Seja sempre bem-vinda.
    Grande parte desses filmes vejo no Canal Brasil, que é uma verdadeira cinemateca do cinema brasileiro.
    Outros em fitas VHS que tenho e que existem em poucas locadoras e sebos.
    Há também alguns sites que vendem filmes,e ainda a possibilidade de baixar filme na internet - nunca baixei, pois sou completamente ignorante para essas coisas, mas um amigo já baixou uma meia dúzia de filmes para mim e sei que alguns que já me cederam cópias também foram de filmes baixados.
    Abs

    ResponderExcluir