sexta-feira, 28 de agosto de 2009

anselmo duarte


Inácio Araújo faz um belo post sobre Anselmo Duarte no seu blog Cinema de Boca em Boca.

Fala do descaso que o Brasil trata esse grande cineasta e ator.

Sempre gostei de Anselmo Duarte, de tantas chanchadas, outros em que atuou de gêneros diversos, e outros tantos que dirigiu.

Do cineasta, gosto muito de Absolutamente Certo, O Pagador de Promessas e de Vereda da Salvação.

Outro dia estava assistindo O Descarte, que gravei do Canal Brasil, mas o DVD deu pau e fiquei no meio do caminho - espero ansiosamente a programação de setembro, pois sei que será exibido.

E dentre tantos como ator, tenho paixão por Arara Vermelha, de Tom Payne, de 1957.

Um dos orgulhos que tenho com o meu trabalho no Mulheres do Cinema Brasileiro foi a mensagem que recebi certo dia de Anselmo Duarte.

Estupidamente, no perfil de Gloria Menezes, disse que O Pagador de Promessas tinha sido premiado com a Palma de Ouro, o segundo prêmio mais importante do cinema.

Daí, que certo dia recebo um email furioso me perguntando se eu era ignorante ou alienado culturalmente, por não saber que Cannes é o MAIOR festival de Cinema.

Depois de pedir desculpas e corrigir o erro, descobri em outros emails trocados que quem tinha me xingado tanto era um dos filhos do diretor.

Mas aí a felicidade depois foi imensa, pois recebi um texto que está publicado em lugar de honra lá no site - ao lado de outros de Carlos Reichenbach, Carlo Mossy e Paulo Augusto Gomes - e que trascrevo aqui abaixo:

Prezado Adilson,

Fiquei muito satisfeito em folhear as páginas do seu excelente site "Mulheres do Cinema Brasileiro". São iniciativas desta grandeza que enobrecem o trabalho dos profissionais de cinema e estimulam os novos talentos a se dedicarem ao aperfeiçoamento do nosso cinema. Resgatar a memória dessas valentes damas que povoaram os sonhos de tantas gerações com pesquisa séria e desinteressada faz de você um exemplo a ser imitado.

Receba o meu aplauso, a minha admiração e a minha gratidão.

Anselmo Duarte
Cineasta
18 de janeiro de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário