quarta-feira, 26 de agosto de 2009

acesa


Mauro Ferreira postou no seu blog, Notas Musicais, sobre o novo disco de Alcione, Acesa.

E como era de se esperar, tanto ele como vários comentários dos internautas detonam o lado popularesco das baladas - ainda que destaquem a excelência da cantora.

Há anos, a cantora Maria Bethânia declarou que adorava dirigir de madrugada em alta velocidade ouvindo os discos de Alcione em alto volume, de quem sempre foi fã de primeira hora - como se sabe, a cantora baiana teve que brigar com a gravadora para ter Alcione em seu disco Álibi, dividindo os vocais de O Meu Amor, de Chico Buarque.

Ao imaginar a cena, penso que o que envolvia Bethânia nessas madrugadas eram exatamente essas baladas tão execradas por uns tantos (principalmente a crítica) - como Nem Morta e tantas outras - mas que grande parte do público adora.

Como eu.

Tenho pencas de discos de Alcione - ainda faltam alguns para completar a coleção - e adoro quando ela canta belezas de apuro estético como Interior, no disco-tributo à Rosinha de Valença, como em canções de Sullivan, Massadas, Duboc e Valle.

Alcione é das poucas cantoras do primeiro time que fazem essa linha direta com a tradição do popular na música brasileira - ainda que os desavisados tachem de popularesco.

Parece que fica difícil mesmo para essa gente que, talvez, ignore o universo das Rádios AM, elemento fundamental na minha formação cultural desde a mais tenra infância.

E como diz o amigo Matheus Trunk em seu blog, Violão, Sardinha e Pão, a Rádio AM é nosso patrimônio.

Está no mais profundo imaginário da cultura de nosso país, e no meu com certeza - aliás, um dos meus sonhos é ter um programa na AM, daqueles em que a gente, na madrugada, lê cartas, toca muita música popular e conversa com os ouvintes.

2 comentários:

  1. Grande Adilson! O rádio AM é nosso patrimônio mesmo. No interior do Brasil sua presença ainda é bastante forte. Legal ver meu nome aqui.

    Matheus Trunk
    www.violaosardinhaepao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Matheus,
    A paixão pelo AM é mais uma das nossas afinidades.
    Um abraço.

    ResponderExcluir