sábado, 7 de março de 2009

onde está o dinheiro? o gato comeu, o gato comeu e ninguém viu


Caetano Veloso vai lançar seu novo disco em uma casa de São Paulo.
Mas a produção já avisou, como o lugar é pequeno vai precisar de patrocínio.

patrocínio, patrocínio, patrocínio...

É curioso. Não deve nem ser esse o caso, de patrocínio via lei de incentivo.

Mas quando é lei de incentivo vejo um pensamento torto.
Quando ele é extremamente necessário, acho o patrocínio via Lei de Incentivo válido. Mas há uma corrente que diz que nomes consagrados e de real importância nem deveriam correr atrás de captação, que a renovação deveria ser automática.

Pois eu penso exatamente o contrário.

O incentivo deveria ser, antes de tudo, para incentivar quem ainda tem dificuldades para realizar e mostrar seu trabalho - e desde que seja necessário que esse trabalho seja realizado e mostrado via dinheiro incentivado, claro. Difícil definir quem estaria nesse bojo? Sim. Mas o que não falta nesses país é comissão para tudo.
Ou para quem faça um trabalho que realmente faça sua área avançar, como os trabalhos experimentais de qualidade, por exemplo.

Mas no geral, acho impressionante que artistas consagrados e há décadas em evidência ainda precisem desse tipo de incentivo.

Já não deveriam andar pelas próprias pernas?

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