sábado, 21 de março de 2009

cacilda!


Saiu a caixa de DVDs Festival Teatro Oficina, da trupe do GRANDE José Celso Martinez Corrêa.

São quatro peças: Ham-let, Boca de Ouro, Bacantes e Cacilda! (foto), todas filmadas em 2001.

Quando fui ao Oficina pela primeira, e até agora única, vez, fiquei impactado com a beleza do teatro. Fui para assistir Cacilda!, interpretada em duo por Bete Coelho e Giulia Gan.

E além do arrebatamento pelo teatro, Cacilda! se tornou uma das peças mais lindas que já assisti na vida. E que elenco! Além das duas, tinha Lígia Cortez como a matriarca, Mika Lins como Cleyde Yáconis e Iara Jamra como a outra irmã de Cacilda Beker.

E aconteceu uma história curiosa.

Ao final do espetáculo, o elenco saiu de cena de mãos dadas dançando pelo teatro e o Marcelo Drummond permaneceu lá no meio da cena, ainda dançando.

Estava tão feliz com o que tinha acabado de ver que me deu uma vontade louca de ir até ele e lhe dar um beijo na boca. Só que quando já ia, vi que tinha uma conhecida de BH na platéia, que aliás é bem chatinha, e fiquei tímido. E dái não fui, para me arrepender até hoje e aumentar a minha antipatia pela cuja.

Mas a história não acaba aí não.

Sei que muita gente não suporta o Marcelo, inclusive um querido amigo mineiro, mas morador de São Paulo há anos, e que me acompanhou na apresentação.

Mas sempre achei ele uma coisa.

Dái, talvez uns três anos depois, do nada peguei o telefone e de Sabará, onde nasci e morava na época - com minha mãe, que ainda mora lá - liguei para o Oficina e pedi para falar com o Marcelo. Ele veio ao telefone, eu falei sobre a experiência de assistir Cacilda! e a vontade não cumprida de ter-lhe dado um beijo na boca. E emendei dizendo que ainda iria lá para fazer isso.

O Marcelo, com aquela voz grave, riu muito da história, disse que achava aquilo tudo sensacional e inesperado, e que era para eu realmente voltar lá. Acho que, na época, eles estavam montando O Sertões.

Eu não fui.

Mas sei que tenho essa pendência com ele e comigo mesmo.

Ps.: parece-me que o dvd de Cacilda! é com a também maravilhosa Leona Cavalli, e não a montagem que assisti com a Bete e Giulia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário